Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
44

Ano de Escolaridade:
3º Ano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Senhor Eco-Pampi

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O projeto “Espantalho da Horta” foi proposto às duas turmas do 3º Ano desta escola. Começámos por explorar a importância da existência de um espantalho na horta e qual o objetivo da construção do mesmo.
Os alunos das duas turmas começaram por apresentar várias propostas (desenhos/esquemas) para a elaboração do nosso espantalho e dos materiais a utilizar na construção dos mesmos. Depois da votação foi eleito o “Senhor Eco-Pampi”.
Para estrutura do Espantalho utilizamos duas canas de bambu, bem grossas, que foram cortadas, encaixadas e fixadas com cordão, formando uma cruz. As roupas com que foi vestido foram selecionadas das caixas do projeto “Roupa usada não está acabada”. O enchimento das roupas foi feito com algum material que envolve as encomendas para que não se partam. A cabeça e o rosto foram elaborados com uma almofada, o cabelo com ráfia colada num chapéu de palha, as mãos e os pés com garrafas de água de litro e meio e os olhos, nariz e boca de tampas de plástico, de diferentes formas e cores.

Importância do Espantalho:
Uma das vantagens mais significativas do espantalho é a sua capacidade de afastar aves e outros animais que poderiam causar danos às plantações. Pássaros como corvos, pardais, melros e estorninhos são geralmente afastados pela presença de um espantalho reduzindo significativamente o risco de danos nas culturas da horta. Representam uma alternativa natural e ecologicamente sustentável. São uma opção prática e versátil e podem ser usados em uma variedade de ambientes, desde hortas rurais até hortas urbanas. Eles funcionam principalmente como um impedimento visual, não causando danos ao meio ambiente.
Construir o espantalho foi uma atividade divertida e educativa para as crianças. Envolver os mais jovens na construção e manutenção dos espantalhos não só os educa sobre a importância da proteção das culturas da horta, mas também promove o contacto com a natureza, o trabalho em equipa e a criatividade.
A par da construção do nosso espantalho, os alunos da Educação Especial e respetiva professora, construíram comedouros/bebedouros utilizando embalagens de detergente, galhos e corda que colocámos no nosso pomar.