Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
65

Ano de Escolaridade:
1.º/2.º

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Hortalino

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Material - 2 réguas de madeira (estrutura base); garrafões e garrafas de plástico; 2 clips; rolhas de plástico; cordel; palhas secas; restos de recortes de papel; eva; fita cola duas faces; tesouras; cola quente
Debateram-se várias ideias de como e com que materiais iríamos construir o espantalho e pesquisamos algumas imagens de espantalhos nas plataformas digitais. De início pensamos em roupas velhas, mas depois um aluno sugeriu que fizéssemos com garrafas e garrafões que foram trazidas pelos alunos. Arranjámos duas ripas de madeira e construímos o esqueleto em cruz que serviu de suporte para toda a construção. Para o tronco foram utilizados 2 garrafões e para os braços, 2 garrafas. Em seguida, fizemos um buraco no fundo de 4 garrafas. Com 2 e um cordel fizemos uma das pernas. Repetimos o processo para a outra perna. Com sobras de papel, que os alunos recortaram em tiras, enchemos um garrafão para que a cabeça ficasse opaca. Para os olhos utilizamos 2 rolhas de plástico e o fundo de 2 garrafas pequenas para os óculos. Com clips fiemos as hastes dos respetivos óculos. Cortámos 2 garrafas ao meio e fizemos franjas, revestimos de palhas e colocámo-las a servir de mãos e pés. Cortámos um garrafão para o chapéu e revestimo-lo com palhas também. Os alunos trouxeram pacotes de leite que serviram de vestimenta. Para revestir com palhas cortámos bocados de fica cola de dupla face e distribuímos pelos alunos assim como as palhas. Eles cortaram e colaram as palhas, que foram colocadas depois no espantalho. Colámos o chapéu na cabeça com cola quente.

Importância do Espantalho:
A escola tem uma horta “comunitária”, em que todas as turmas participam. Com a supervisão e auxílio da Coordenadora, os alunos de cada turma ajudam na plantação ou sementeira de vários produtos e posteriormente na sua rega e monda. Alguns exemplos do que na horta se planta são: alface, cebolo, pepino, curgete, pimentos, tomates, beringela, feijão, salsa, coentros, milho…
As turmas participaram no Projeto “De onde vem o que comemos?” Trabalhando os cereais e o leite, pelo que se fez a sementeira e posterior plantação de milho na horta e um trabalho de pesquisa sobre a alimentação das vacas. Numa visita à horta, os alunos identificaram os produtos/bens que poderiam servir para alimentar as vacas. Verificaram que havia pássaros naquele espaço. Então, o que se poderia fazer para os amedrontar a passarada? Surgiu a ideia do espantalho para a horta.
Podemos sintetizar este trabalho, referindo que o espantalho Hortalino tem como função afugentar os animais da horta, bem como embelezá-la e torná-la como parte integrante dos alunos. A participação dos alunos nas várias fases da horta, traz com ela uma responsabilidade, pertença e orgulho na mesma.
Os alunos gostaram muito de participar em tudo e por esse motivo continuam empenhados na manutenção deste espaço