Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
65

Ano de Escolaridade:
1.º/2.º

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Elaboração das mãos
Elaboração das mãos
Finalização da cabeça
Finalização da cabeça
Estrutura base do espantalho
Estrutura base do espantalho
Espantalho final
Espantalho final
Colocação das palhas no chapéu
Colocação das palhas no chapéu

Nome do Espantalho:
Hortalino

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Material - 2 réguas de madeira (estrutura base); garrafões e garrafas de plástico; 2 clips; rolhas de plástico; cordel; palhas secas; restos de recortes de papel; eva; fita cola duas faces; tesouras; cola quente
Debateram-se várias ideias de como e com que materiais iríamos construir o espantalho e pesquisamos algumas imagens de espantalhos nas plataformas digitais. De início pensamos em roupas velhas, mas depois um aluno sugeriu que fizéssemos com garrafas e garrafões que foram trazidas pelos alunos. Arranjámos duas ripas de madeira e construímos o esqueleto em cruz que serviu de suporte para toda a construção. Para o tronco foram utilizados 2 garrafões e para os braços, 2 garrafas. Em seguida, fizemos um buraco no fundo de 4 garrafas. Com 2 e um cordel fizemos uma das pernas. Repetimos o processo para a outra perna. Com sobras de papel, que os alunos recortaram em tiras, enchemos um garrafão para que a cabeça ficasse opaca. Para os olhos utilizamos 2 rolhas de plástico e o fundo de 2 garrafas pequenas para os óculos. Com clips fiemos as hastes dos respetivos óculos. Cortámos 2 garrafas ao meio e fizemos franjas, revestimos de palhas e colocámo-las a servir de mãos e pés. Cortámos um garrafão para o chapéu e revestimo-lo com palhas também. Os alunos trouxeram pacotes de leite que serviram de vestimenta. Para revestir com palhas cortámos bocados de fica cola de dupla face e distribuímos pelos alunos assim como as palhas. Eles cortaram e colaram as palhas, que foram colocadas depois no espantalho. Colámos o chapéu na cabeça com cola quente.

Importância do Espantalho:
A escola tem uma horta “comunitária”, em que todas as turmas participam. Com a supervisão e auxílio da Coordenadora, os alunos de cada turma ajudam na plantação ou sementeira de vários produtos e posteriormente na sua rega e monda. Alguns exemplos do que na horta se planta são: alface, cebolo, pepino, curgete, pimentos, tomates, beringela, feijão, salsa, coentros, milho…
As turmas participaram no Projeto “De onde vem o que comemos?” Trabalhando os cereais e o leite, pelo que se fez a sementeira e posterior plantação de milho na horta e um trabalho de pesquisa sobre a alimentação das vacas. Numa visita à horta, os alunos identificaram os produtos/bens que poderiam servir para alimentar as vacas. Verificaram que havia pássaros naquele espaço. Então, o que se poderia fazer para os amedrontar a passarada? Surgiu a ideia do espantalho para a horta.
Podemos sintetizar este trabalho, referindo que o espantalho Hortalino tem como função afugentar os animais da horta, bem como embelezá-la e torná-la como parte integrante dos alunos. A participação dos alunos nas várias fases da horta, traz com ela uma responsabilidade, pertença e orgulho na mesma.
Os alunos gostaram muito de participar em tudo e por esse motivo continuam empenhados na manutenção deste espaço