Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola Profissional Gustave Eiffel - Lumiar (Lisboa)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
17

Ano de Escolaridade:
9º ano - Curso de Educação e Formação de Jovens

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Hortelã

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O projeto do espantalho, denominado Hortelã, surgiu como um desafio colocado aos alunos visando a mitigação de possíveis ameaças às culturas da Horta.
Nas disciplinas da componente técnica do Curso de Educação e Formação de Jovens de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade, os alunos começaram por definir o formato do espantalho e os materiais reciclados a utilizar. Para o suporte da estrutura do espantalho, os alunos recorreram aos materiais disponíveis nas oficinas da escola e optaram por reutilizar madeira de uma palete. Foram reutilizados tecidos (vestuário) para a confeção da roupa e da cabeça. Para o enchimento foram reaproveitadas as folhas secas das árvores anexas à horta. Na decoração da Hortelã foram utilizadas tintas menos poluentes para o ambiente, cartão das embalagens dos cereais para a elaboração dos olhos e foram ainda reutilizados para o embelezamento final uns brincos que tinham a mola partida. Através do desenvolvimento deste projeto, os alunos desenvolveram o espírito de entreajuda, cooperação e superação de obstáculos, uma vez que tiveram que pensar em equipa e tomar decisões que favorecessem a horta e as suas culturas. De salientar, de igual modo, o desenvolvimento do sentido critico e criativo, dado que promoveu o dinamismo em sala de aula e no espaço da horta, proporcionando momentos de partilha e entretenimento numa perspetiva de ensino-aprendizagem. Os alunos aderiram de tal modo a este projeto que por iniciativa própria, decidiram construir um segundo espantalho, ao qual deram o nome Nabo, colocando-o na outra extremidade da horta.

Importância do Espantalho:
O projeto do espantalho surgiu como um desafio colocado aos alunos visando a mitigação de possíveis ameaças às culturas da Horta. Permitiu não só afastar possíveis ameaças de pragas, mas também contribuiu para que o espaço da horta ganhasse mais cor e impacto na comunidade escolar.