Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
20

Ano de Escolaridade:
6.ºano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Dona Florinda

Apresentação e Descrição do Espantalho:
Construção de um Espantalho com Materiais Reutilizados
Data: 23 de fevereiro de 2024
Local: Escola Básica de Palmeira
Objetivo: Criar um espantalho para a horta, como parte do projeto Eco-Escolas sobre reciclagem e proteção ambiental.
Equipa: Alunos do 6º ano, turma F da Escola Básica de Palmeira, acompanhados pelos encarregados de Educação e diretora de turma.
Recursos:
- Materiais recicláveis: garrafão de plástico, cabo de vassoura, tubo metálico, esfregona velha, pedaços de tecido, latas vazias, caricas, fitas, botões, chapéu de palha velho, palha e arame.
- Ferramentas: tesouras, cola, pistola de cola quente, alicate, chave de fendas, abraçadeiras, corda, tinta acrílica, pinceis, fita-cola de papel, linha e agulha.
Procedimento:
1. Planeamento: Iniciamos o projeto com uma sessão de brainstorming, onde os alunos discutiram ideias para o design do espantalho e a seleção de materiais recicláveis adequados.
2. Recolha de Materiais: Os alunos foram encarregues de trazer os materiais recicláveis escolhidos de casa, incentivando-os a procurar itens que normalmente seriam descartados.
3. Preparação dos Materiais: Antes de começar a construção, furou-se o garrafão plástico, as latas foram limpas, revestidas com fita cola de papel, pintadas e furadas, escolheram-se os tecidos para confecionar a roupa do espantalho.
4.Montagem do Corpo e Suporte: Utilizou-se um garrafão de plástico como base e para manter o espantalho de pé, fixamos um cabo de vassoura de madeira, que atravessou o garrafão e dois tubo metálico para formar o corpo e suporte, formando uma base sólida.
Para os braços, usou-se latas previamente furadas e abraçadeiras de plástico para as unir, de forma a permite que estas sejam articuladas.
Nas pernas, usaram-se também latas unidas por abraçadeiras, argolas metálicas e cordão, mas, desta vez, a armação foi unida por um cordão, terminando com caricas na ponta, permitindo que baloicem ao sabor do vento emitindo um suave som quando colidem entre si.
Em seguida, fixamos uma lata vazia como cabeça, utilizando abraçadeiras, com cola quente colou-se a esfregona na cabeça e iniciou-se a decoração do espantalho.
5. Detalhes e Decoração: Os alunos tiveram liberdade para adicionar detalhes criativos ao espantalho, como olhos feitos com botões e boca desenhada com uma missanga em forma de flor. Decoraram o vestido do espantalho, fizeram tranças na cabeleira feita com a esfregona e decoraram com fitas para que estas esvoacem ao vento. Nas mãos colocaram palha e na cabeça um chapéu de palha decorado com fitas e material recolhido pelos alunos.
7. Vestuário: Utilizamos pedaços de tecido antigo para criar uma roupa para o espantalho, amarrando-os ao redor do corpo e dos braços.
8.Toque Final: Para finalizar, colocamos o espantalho na horta da escola, posicionando-o estrategicamente entre as plantações, pronto para afastar os pássaros.

Importância do Espantalho:
O Espantalho: Um guardião tradicional e encantador das plantações
Há mais de 5 mil anos, no Antigo Egito, surgiu uma prática agrícola que perdura até os dias de hoje: o uso do espantalho. Colocado estrategicamente no meio das hortas ou plantações, o espantalho tem o objetivo de afastar as aves, simulando a presença humana.
Além de desempenhar um papel crucial como ajudante nas pequenas plantações, o espantalho transcende sua função prática e torna-se uma figura emblemática presente em histórias, fábulas e contos de fadas. A sua presença, muitas vezes, encanta ou assusta as crianças, despertando nelas uma curiosidade sobre a finalidade dessa criatura peculiar.
O nosso espantalho, carinhosamente apelidado de Dona Florinda, não só desempenhou a sua função prática de proteger as plantações, mas também serviu como uma bela peça de arte sustentável, destacando a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Os alunos sentiram-se orgulhosos da sua contribuição para a preservação do ambiente e aprenderam valiosas lições sobre criatividade, trabalho em equipa e responsabilidade ambiental.