Espantalho da Horta
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
Desafio: Espantalho da Horta
N.º de participantes:
9
Ano de Escolaridade:
6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos
Fotografia do Espantalho na Horta:
Elaboração do Espantalho:
Nome do Espantalho:
Trancinhas e Florido.
Apresentação e Descrição do Espantalho:
Os trabalhos foram realizados por um grupo de alunos com necessidades educativas especiais que frequentam o Clube de Arte, promovido pela professora Ana Rita Figueira em articulação com o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA). Participaram na construção seis alunos de vários anos e ciclos de ensino (entre o 5.º e o 9.º anos de escolaridade).
Foram dois os espantalhos construídos, um casal. Na sua construção foram utilizados vários materiais reutilizados, tais como: roupas e calçado em fim de vida e vários objetos, tais como: brinquedos de praia, alguidar de plástico, chapéu de palha, CDs de música. O volume dos espantalhos foi preenchido com jornais velhos.
Importância do Espantalho:
s espantalhos servem, principalmente, para proteger as plantas da horta. Aves como os corvos e os pardais podem comer sementes, frutas e legumes, danificando ou destruindo culturas. O espantalho ajuda a manter essas aves afastadas.
Embora não sejam 100% eficazes (já que algumas aves podem acostumar-se com a presença do espantalho e não se assustarem mais), eles são uma ferramenta útil e tradicional em muitas hortas e plantações.