Espantalho da Horta

Edição 2023/24

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

Desafio: Espantalho da Horta

N.º de participantes:
36

Ano de Escolaridade:
6ºano

Fotografia do Espantalho na Horta:

Elaboração do Espantalho:

Nome do Espantalho:
Espantalho Jack

Apresentação e Descrição do Espantalho:
O Espantalho Jack (nome sugerido por um aluno autista, e aprovado pelos restantes alunos) foi elaborado com recurso a materiais em fim de vida, tais como uma mola de amortecedores de um carro, roda de um carrinho de chá, volante, rolamentos e parte de um pedal de uma bicicleta, tubos e arames já usados. Este material permitiu a construção do mecanismo de rotação de 360º do espantalho e o seu movimento corporal oscilatório de 45º, através da construção de um esqueleto interno. Nesta fase o envolvimento dos alunos foi parcial, tendo em conta a complexidade da construção e as grandes limitações físicas e cognitivas dos alunos, limitando-se a apoiar os materiais. Nas fases seguintes o envolvimento foi total, com a necessária supervisão dos adultos.
A parte da pintura foi feita pelos alunos.
Para a parte exterior, foram usados garrafões e garrafas de plástico usados, sem topos e fundos, para o enchimento do corpo, braços e pernas, permitindo a passagem do ar.
Foram usadas roupas e acessórios velhos. A cabeça é de esferovite, que foi maquilhada por uma aluna com deficiência auditiva.
Essencialmente procurou-se o envolvimento dos alunos no planeamento e desenvolvimento da atividade assim como a interajuda entre os diferentes alunos.
Para além dos alunos que participaram na atividade, o restante da comunidade educativa ficou bastante agradada pelo resultado final.

Importância do Espantalho:
Pretendeu-se que os alunos elaborassem um espantalho, utilizando materiais reutilizados e/ou naturais, e que o mesmo fosse colocado na horta da escola.
A criação de espantalho da horta teve os seguintes objetivos:
-Investigar acerca do ecossistema da horta e do combate a pragas;
-Potenciar a ligação dos alunos à horta e o seu envolvimento nas tarefas relacionadas com a mesma;
-Promover a cooperação e trabalho em grupo;
-Desenvolver a criatividade e sentido estético;
-Promover a utilização de materiais reutilizados na elaboração de trabalhos.
Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos de uma turma de 6.ºano em articulação com a equipa de Educação Especial (dado a turma ter 6 alunos com necessidades educativas e o Centro de Apoio à Aprendizagem apoiar 16 alunos com diversas patologias).