Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento; DT

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trimestral.
Ao longo de todo o processo as famílias envolveram-se, nomeadamente, nos seguintes aspetos:
- Indicações da época a plantar ou semear os produtos e outros conhecimentos relacionados com agricultura muito úteis para todos os envolvidos.
- Cedência de alguns produtos nos momentos de plantio/sementeira.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projeto foi enriquecedor para os alunos e também para a comunidade pois:
- Incutiu valores de partilha, entre professores, alunos e funcionários, no sentido de alcançar o bem comum- o sucesso da nossa horta!
- Consciencializou para a importância da agricultura sustentável na promoção da biodiversidade e na conservação dos habitats.
- Promoveu, através das tarefas realizadas no espaço da horta, o sentido de responsabilidade, e criatividade dos alunos.
- Desenvolveu a entreajuda e a cooperação.
- Os alunos puderam conhecer uma grande variedade de sementes e plantas.
- Participação na sementeira/plantio, rega e colheita;
- Utilização do espaço da horta para aulas no exterior, versando a biodiversidade do ecossistema da horta; a identificação de plantas e das diferentes partes que a constituem e respetivas funções, entre outros assuntos;
- Venda dos produtos: Sala de professores e na “Mostra de saberes e sabores com Ciência”;
- Utilização dos produtos da horta na confeção da “Sopa da Escola” vendida na atividade comemorativa do Dia do Agrupamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os assuntos relativos à execução do projeto para a implantação da horta foram discutidos e trabalhados, numa perspetiva interdisciplinar, entre os professores envolvidos e os alunos do 5º ano.
- Realizaram-se pesquisas sobre a consociação de culturas, assim como se iriam precisar de muita ou pouca água.
- Criação de seções para diferentes culturas, recorrendo à reciclagem de telhas antigas, oferta de agentes da comunidade.
- Colocação de placas identificativas das culturas dos “canteiros”.
- Recuperação da espiral das aromáticas já existentes.
- Redistribuição dos hotéis dos insetos.
- Planeamento da distribuição dos hortícolas no terreno destinado ao desenvolvimento do projeto.
- Semanalmente foram distribuídas, às turmas envolvidas, tarefas para a manutenção da horta (rega, limpeza de ervas daninhas, colheita dos produtos, com apoio e supervisão do professor e/ou funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

- O solo foi preparado, por um funcionário e professor.
- Recorreu-se à lavra e à cava o que permitiu utilizar os resíduos vegetais no local como fertilizante natural.
Posteriormente o composto obtido nos compostores existentes na Escola foi sendo utilizado, nas diversas sementeiras e plantios realizados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas, resíduos da poda das árvores existentes na escola, resíduos da limpeza do terreno destinado à horta e cascas da fruta dos lanches dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas: Feijão-verde; brócolos; couve coração; couve lombarda; couve roxa; couve-flor; couve galega; abóbora, rúcula, batata-doce, tomate, cebola, alho francês, alface, beringela, cenoura, beterraba, pepino, curgete, espinafre; chuchu e morangos.
Ervas aromáticas – cebolinho; alecrim; hortelã; coentros; orégãos; manjericão; salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

100kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda aos elementos da comunidade escolar (sala de professores e “Mostra de saberes e sabores com Ciência”).
Confeção da “Sopa da Escola” vendida no Dia do Agrupamento.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As regas são feitas nas horas de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi, com a supervisão de um funcionário e uma frequência quinzenal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas das couves e caracóis – detergente e lixívia; casca de ovo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

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14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Criação de seções para diferentes culturas.
Foram delineados espaços/canteiros destinados às várias culturas. Para criar esses espaços recorreu-se a aplicação de telhas usadas, doadas por um elemento da comunidade, permitindo, assim, a reutilização de materiais e contribuindo a sustentabilidade ambiental.
O trabalho foi executado pelos professores e funcionários responsáveis. No final os alunos participaram em pequenos acabamentos.
Na seção dedicada aos morangos foi necessário proceder a novo “envasamento”, com substituição das calças existentes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As saídas à horta:
Aulas na horta: nestas aulas de 5º ano foram abordados os conteúdos “A importância do solo na manutenção da vida”; “Biodiversidade e Ecossistemas”; “Constituição das plantas”; “A importância dos fatores abióticos na vida das plantas”.
Na disciplina de Matemática (2º ciclo) foram tratados os perímetros (da horta e canteiros) e as áreas (da horta e das respetivas superfícies ocupadas por cada produto hortícola).
Sementeira/plantio, rega e colheita: para realizar sementeiras/plantações de alguns produtos hortícolas; regar a horta em horários de menor calor; controlar infestantes/pragas e colheita de produtos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção da Sopa da Escola:
- alguns produtos produzidos na horta foram utilizados na elaboração de sopas. Destacamos as sopas confecionadas em fogo vivo numa panela de ferro em dois momentos de abertura da escola à comunidade – “Mostra de Saberes e Sabores com Ciência”, na EB de Vilarinho do Bairro; Dia do Agrupamento, na escola sede.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste espaço continuou a espiral destinada à plantação das aromáticas e a plantação de morangos, em calças de ganga, o que contribuiu para o embelezamento da horta.
Nas proximidades da horta existe uma zona de vinha à qual foi dada manutenção, nomeadamente com a replantação de plantas danificadas e uvas de mesa.

15.1. Link para a página da horta:

Apesar de não existir nenhuma página dedicada à horta há publicações específicas na página do facebook da escola - https://www.facebook.com/profile.php?id=100077453621910