Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim do Fraldinhas (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 Anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do meio, Português, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas através do Projeto Pais Tutores, ou seja, os pais podem inscrever-se e vir uma manhã ou uma tarde à nossa horta, ajudar nas tarefas ou transmitir-nos conhecimentos do que sabem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A forma como as crianças, os pais e a comunidade escolar é envolvida no projeto torna a nossa horta muito mais apelativa e rica em aprendizagens.
O envolvimento das crianças reforça para uma alimentação mais saudável, tanto na escola, como em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente por cada sala.
À segunda-feira de manhã o grupo de crianças de uma sala é responsável por regar, colher e limpar o necessário, sendo rotativo pelas 4 salas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No projeto "Pais Tutores" foi realizada uma sessão esclarecimento de como deve ser feita uma limpeza, mobilização e fertilização da horta.
A preparação do solo foi feita pelas crianças, tendo o cuidado de não retirar as "ervas daninhas" que não impliquem nas plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da fruta dos lanches das crianças, com as cascas de ovos provenientes da cozinha e com folhas secas que as crianças apanham no chão do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos plantação de alfaces, espinafres, melancia, brócolos, couve-flor, maracujá, morangos, ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No total, aproximadamente 10kg de produtos produzidos até agora.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos provenientes da horta são recolhidos pelas crianças e usados para confecções alimentares pelas mesmas, por exemplo, sopas, bolos, sobremesas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente, ou se for necessário, 2 vezes por semana pelas crianças.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente é feita uma observação pormenorizada da horta para monitorização eventuais pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Tal como nos anos anteriores, sem dúvida, a mais significativa são as aulas na horta com o projeto "Pais Tutores". Estes momentos que envolvem família, professores, alunos são muito importantes para o enriquecimento curricular. É consolidar o conhecimento dos livros, colocando as "mãos na terra".

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Facebook: Casa da Árvore