Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 Âncora - Lage (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Interdisciplinarmente ao currículo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

39

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ajuda na plantação das hortícolas e na rega ao fim de semana e durante o período de interrupções letivas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cada vez mais se torna difícil manter a hortinha na escola. Com a colocação de um trampolim no recreio, pelo Município, o espaço tornou-se mais diminuto para a plantação da mesma, para além de que nas suas brincadeiras e como a horta fica situada num espaço lateral, é constantemente pisada pelos alunos mais novos. A terra é muito seca e está constantemente "coberta" com a garvalha que cai dos pinheiros mansos que existem no recreio. Como a escola fica situada num meio rural, as crianças já estão habituadas a ter hortas em casa e não dão grande valor à horta, não levando os produtos para casa. Além do mais a escola não tem cantina funcional.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A mesma utilizada em anos anteriores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A repensar no próximo ano letivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Praticamente só a professora Coordenadora do Projeto leva alguns dos produtos para casa, para confecionar sopas e saladas dado que é a única que vive num apartamento e não tem horta. Volta e meia demonstra aos alunos como preparar determinados pratos. O que se produz não é suficiente para vender numa feirinha.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água da chuva e quando não há rega-se apenas ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. A repensar no próximo ano letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da horta. A corrigir no próximo ano letivo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas (amostra) e de saladas (amostra) - 2 vezes no ano. Aulas na horta - observação e registo das várias etapas do crescimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Cada vez mais com menos espaço. Solo muito seco. Coberta constantemente por garvalha.

15.1. Link para a página da horta: