Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2013

2. Área aproximada da horta (m²):

40m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas diversas vezes ao longo de todo o ano visto que muitas têm hortas familiares e gostam de trazer alguns alimentos para plantarmos na horta, como por exemplo, alfaces.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O maior impacto da horta foi a perceção do processo do crescimento de uma planta por parte dos utentes e até mesmo do seu consumo. Ficam surpreendidos como as plantas crescem e se desenvolvem e no fim colhem e comem refeições com elas. Cada vez interessam-se mais em participar ao longo do ano reparamos num espírito de colaboração nas atividades, até mesmo daqueles que no início recusavam-se a participar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tentamos que todos os alunos participem nas atividades, sendo que normalmente há um grupo mais restrito que manuseia a terra (pois apresentam uma motricidade que o permita) e os restante colaboram na rega, bem como na compostagem e limpeza do terreno. Todos acabam por colaborar na colheita e alguns até na confeção dos alimentos.
Ou seja, embora todos participam, tentamos organizar em grupos pequenos de 3 ou 4 utentes (dando preferências aos seus interesses e capacidades) para agilizar a manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Conforme finalizamos a colheita de um vegetal, deixamos parte das mesmas permanecer no terreno para criar as sementes (se a planta as tiver), reservando-as e retirando pela raiz o que permanecer delas. Após fazer a limpeza, cavamos o terreno de modo a deixá-lo descansar e ao dar-se uma nova época, optamos por prepará-lo e cultivar os vegetais que respetivamente irão reagir melhor à estação em que nos encontramos.
Tentamos deixar alguns resíduos que vão trazer à terra alguns nutrientes e fontes de azoto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Maioritariamente com folhas e ramos e galhos secos e ainda com borra de café através de capsulas recolhidas ao longo do ano pelas famílias dos utentes e também dos técnicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas, hortícolas.
Oliveira, alface, beterraba, favas, feijão, maçaroca, rúcula, cebolas, cebolinho, funcho, louro, salsa, hortelã-pimenta, couve, alecrim

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos pelos utentes e funcionários do CACI

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente utilizávamos a água canalizada mas atualmente através de um bidão, recolhemos a água da chuva para rega das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente e com algumas frequência são verificadas os aspetos das plantas bem como os bichos que possam lá existir de modo a determinar o estado evolutivo da mesma e se existem pragar/doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lapa e piolho. Todas as vezes foram combatidas com espuma de sabão azul desfeita em água. A espuma era colocada pelos menos 3 vezes em dias diferentes, até desaparecerem as pragas/doenças.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta:
Espalhar borra de café na terra
Cavar/mondar
Colheita

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de favas de escabeche colheitas na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: