Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 meses (Desde o início do ano letivo)

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN/MAT/ET e CD

3.3. N.º de alunos envolvidos:

66

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuindo com materiais recicláveis para a horta suspensa e facultando sementes e plantas mensalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Despertar para a importância da Sustentabilidade
Respeito pelo meio ambiente
Observar as fases de desenvolvimento das plantas/frutos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, na hora de DT-ET, as turmas envolvidas, em conjunto com o docente responsável, deslocam-se à horta e realizam as tarefas inerentes à mesma (regar, retirar ervas ou lixos, colocar composto).

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é selecionada no solo mais fértil do espaço escolar, colocada no canteiro construído para o efeito com materiais reaproveitados (paletes, garrafas de plásticos, cordas), misturada com o composto recolhido nos compostores da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foram construídos dois compostores com madeiras provenientes de paletes, nos quais são depositados os restos proveniente do refeitório (cascas de legumes e frutas). Estes restos são recolhidos num caixote próprio e transportados diariamente pelas turmas envolvidas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, feijão, courgettes, tomate, aipo, malaguetas, macieiras, coentros, salsa, rabanetes, morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 Kg de feijão
30 alfaces
5 kg tomate cherry

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda aos docentes e não docentes para angariar verbas para o Cabaz Solidário (entregues periodicamente a famílias carenciadas da escola).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água das chuvas é recolhida num recipiente grande com torneira que depois é utilizada para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente controlo caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação (8 vezes) 40 alunos e montagem da horta suspensa (5 vezes) 20 alunos. Os alunos recolheram a terra, transportaram-na e montaram a horta. Em seguida, plantaram as várias espécies de legumes e ervas aromáticas. Desenvolveram autonomia o gosto de trabalho de grupo e o trabalho colaborativo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

10 aulas os alunos contactam com os produtos desde a sementeira/plantação até à sua colheita, tendo oportunidade de desenvolver a sustentabilidade e observar e consolidar conteúdos ligados às plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Colheita de produtos, rega e venda dos legumes e ervas aromáticas produzidos (semanal após o início da produção)
20 alunos e 5 professores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Utilização do composto produzido nos compostores da escola na horta fertilizando biologicamente a mesma.
Os alunos mostram um grande empenho e existe uma escala que os mesmos elaboraram com a ajuda dos docentes para o tratamento da horta e a recolha dos restos alimentares (cascas de fruta e de legumes) para os compostores. Demonstram uma maior consciência ecológica e desenvolvem valores de cidadania.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/mfsantos1/a-horta-da-asm-fxzanjpal21n4bzx