Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participam na limpeza do espaço. Colaboram com os alunos em trabalhos de pesquisa sobre os produtos hortícolas e árvores existentes na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos participam e cuidam do espaço de forma responsável e aprendem a origem e processo de crescimento de legumes e outros vegetais.
Os alunos desenvolvem uma maior consciência ambiental, no respeito e conservação dos espaços ajardinados, bem como, da importância de poupar e rentabilizar os recursos alimentares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rotatividade é definida por cada grupo. Habitualmente é semanal para garantir que todos participam de forma ativa. Existem por ano de escolaridade docentes de referência na organização das dinâmicas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi solicitado ao SMAS a colaboração com a aquisição de um pequeno compostor para se produzir fertilizante natural.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Já fazemos a separação dos lixos orgânicos, mas ainda sem fins de compostagem.
Foi solicitado à Junta de Freguesia em parceria com o SMAS a aquisição do compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Produtos hortícolas e frutos : couves, alfaces, rabanetes, curgetes, abóboras, batatas, beringelas, pimentos, chuchus, tomate, framboesas, morangos, fisális, malaguetas.
Ervas aromáticas: alecrim, salsa, coentros...
Flores: jarros, suculentas,...
árvores: oliveiras, ameixeira, pereira, macieira, tangerineira.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Entre 20 e 30 Kg. (ano letivo 2021-2022)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Anteriormente eram utilizados para consumo no refeitório escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: