Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais colaboram com sementes e plantas.
Participam na limpeza do espaço. Colaboram com os alunos em trabalhos de pesquisa sobre os produtos hortícolas e árvores existentes na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como a horta se localiza mesmo junto aos gradeamentos de acesso ao espaço escolar, possibilita que toda a comunidade que transita na via pública tome contacto visual com o espaço.
Os alunos participam e cuidam do espaço de forma responsável e aprendem a origem e processo de crescimento de legumes e outros vegetais.
Os alunos desenvolvem uma maior consciência ambiental, no respeito e conservação dos espaços ajardinados, bem como, da importância de poupar e rentabilizar os recursos alimentares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem espaços definidos para cada ano de escolaridade/ grupo de pré-escolar e para o ATL a funcionar na escola. A manutenção é assegurada pelas turmas e professores/educadores, que de acordo com a disponibilidade e as necessidades que surgem vão repartindo as tarefas (desde a rega, à limpeza de espécies invasoras, à plantação....).
A rotatividade é definida por cada grupo. Habitualmente é semanal para garantir que todos participam de forma ativa. Existem por ano de escolaridade docentes de referência na organização das dinâmicas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Presentemente, aguardamos as obras de requalificação do espaço, com colocação de cercaduras, terra e respetiva limpeza do terreno.
Foi solicitado ao SMAS a colaboração com a aquisição de um pequeno compostor para se produzir fertilizante natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Deverá ser iniciada em breve.
Já fazemos a separação dos lixos orgânicos, mas ainda sem fins de compostagem.
Foi solicitado à Junta de Freguesia em parceria com o SMAS a aquisição do compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Presentemente, aguardamos as obras de requalificação do espaço.
Produtos hortícolas e frutos : couves, alfaces, rabanetes, curgetes, abóboras, batatas, beringelas, pimentos, chuchus, tomate, framboesas, morangos, fisális, malaguetas.
Ervas aromáticas: alecrim, salsa, coentros...
Flores: jarros, suculentas,...
árvores: oliveiras, ameixeira, pereira, macieira, tangerineira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Presentemente, aguardamos as obras de requalificação do espaço.
Entre 20 e 30 Kg. (ano letivo 2021-2022)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Presentemente, aguardamos as obras de requalificação do espaço.
Anteriormente eram utilizados para consumo no refeitório escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita rotativamente pelos alunos, em algumas áreas através de regador e noutras com recurso a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita regularmente. São construídos com desperdícios espantalhos para afastar os pássaros, manualmente retiram-se espécies invasoras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: