Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A escola tem o projeto que envolve as famílias na partilha de conhecimentos e experiências, nomeadamente os Pais que trabalham na área da agricultura e comércio local, com a partilha de espécies para cultura na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.
Foram criadas as brigadas da horta, onde as crianças autonomamente e de forma mais frequente colaboram nas tarefas inerentes à manutenção da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É feito com supervisão do adulto, embora sejam as crianças a ter iniciativa para a manutenção da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Em dias de chuva o compostor é aberto para que haja a humidificação dos resíduos nele existentes.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
4kg beterraba
8 kg de alface
7 kg couve de corte
10 kg limão
5kg brócolos
2kg pimentos
5kg cenoura
2kg alho francês
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi construída uma calha coletora de água com garrafões, que foi colocada na casinha da horta e direcionada para um deposito de 1000l de água, onde depois com torneia e mangueira é feita a rega para os canteiros.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos na disciplina Ciências Experimentais têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de placas identificativas dos produtos da horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: