Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EBI da Torreira (Murtosa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos colocaram os produtos num expositor (decorado pela Unidade de Multideficiência) no átrio da escola. Há mais turmas interessadas em participar mas o espaço foi reduzido, pelo que será aumentado no próximo ano letivo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do Pré escolar, deslocam-se duas vezes por semana para regar a sua produção - os feijoeiros
A produção é colocada ao dispor da comunidade no àtrio, sendo os dois alunos responsãveis pela colheita e reposição de novas plantas no local desocupado.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos foram orientados pelas professoras pa Pré, pelos diretores de turma como trabalhar e dispor os produtos na horta exterior. Na estufa os aluno tiveram total autonomia por serem de familias de agricultores.
Não foi realizada fertilização
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Inicialmente, foram apanhados à mão, uma vez que a horta é pequena.
Utilizamos borras de café em redor das alfaces, uma vez que eram a que mais afetadas.
Temos um sapo que habita por baixo da torneira de rega, que já foi avistado na horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram comprados novos hortícolas, calçado para os alunos utilizarem na Horta
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
(sem registo fotográfico)
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos estudaram a germinação e crescimento do feijão. Posteriormente vieram à horta colocar os feijões que germinaram na terra. duas vezes por semana fazer a rega.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: