Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou este ano letivo. Esteve sem utilização desde 2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2 em estufa e 40m2 no exterior

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física, Assembleia de Turma, Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais e os avós deram indicações aos alunos das espécies a semear/plantar, em que período e forneceram algumas sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Verificou-se uma afluência regular ao local da Horta para acompanhar a evolução da produção por parte de docentes e funcionários da escola. Os pais elogiaram este tipo de atividades na escola.
Os alunos colocaram os produtos num expositor (decorado pela Unidade de Multideficiência) no átrio da escola. Há mais turmas interessadas em participar mas o espaço foi reduzido, pelo que será aumentado no próximo ano letivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dois alunos do 7º AT manifestaram interesse neste projeto desde a sua criação e são eles que gerem a atividade segundo a orientação dos seus pais e da funcionária que os acompanha regularmente, principalmente nos períodos de rega.
Os alunos do Pré escolar, deslocam-se duas vezes por semana para regar a sua produção - os feijoeiros
A produção é colocada ao dispor da comunidade no àtrio, sendo os dois alunos responsãveis pela colheita e reposição de novas plantas no local desocupado.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os funcionários da Junta de freguesia retiraram uma área da horta exterior e dois alunos retiraram as ervas daninhas da horta da estufa.
Os alunos foram orientados pelas professoras pa Pré, pelos diretores de turma como trabalhar e dispor os produtos na horta exterior. Na estufa os aluno tiveram total autonomia por serem de familias de agricultores.
Não foi realizada fertilização

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos da cozinha escolar: alface, cascas de cebola e de batata, fruta demasiado madura ou pisada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

De acordo com a pesquisa dos diretores de turma, em Assembleia de Turma, ou por indicação dos pais e avós, foram plantados: alfaces, beterrabas, couves (3 diferentes tipos), tomateiros, feijoeiros, abóboras e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 Kg na primeira colheita

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são expostos num expositor decorado para o efeito. São feitos molhos ou colocados em sacos humedecidos e vendidos aos professores e funcionários. A primeira produção de morangos foi destinada aos dois alunos responsáveis pela estufa, que ofereceram à Direção e à Diretora de turma. As beterrabas foram oferecidas aos pais de um dos alunos responsáveis, por "imposição" do mesmo, como prova do seu trabalho extra curricular na escola. As alfaces e as couves são as que mais procura têm.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A escola dispõe de um furo artesiano no espaço exterior para uso exclusivo das regas da estufa e da horta. Quando chove, uma funcionária é responsável por recolher água nos regadores e baldes para o efeito para posterior utilização.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Uma funcionária verifica diariamente a evolução da estufa, informa e colabora na limpeza de lesmas, caracóis e bichinhos de conta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesma e caracóis.
Inicialmente, foram apanhados à mão, uma vez que a horta é pequena.
Utilizamos borras de café em redor das alfaces, uma vez que eram a que mais afetadas.
Temos um sapo que habita por baixo da torneira de rega, que já foi avistado na horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Expositor no átrio da escola, onde são colocados os produtos para venda na comunidade escolar.
Foram comprados novos hortícolas, calçado para os alunos utilizarem na Horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

O Bufete da escola utilizou as alfaces para confeção de sandes para uma visita de estudo dos alunos e para almoço de professores ( a pedido dos mesmos)

(sem registo fotográfico)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta - transplantação dos feijoeiros para a terra.
Os alunos estudaram a germinação e crescimento do feijão. Posteriormente vieram à horta colocar os feijões que germinaram na terra. duas vezes por semana fazer a rega.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os dois alunos responsáveis pela horta (7º ano) têm revelado progressos na socialização e no dever de cumprimento de regras escolares. A gestão da Horta, com autonomia e responsabilidade, serve como recompensa pelo empenho, dedicação e responsabilidade que têm vindo a evidenciar.

15.1. Link para a página da horta:

https://aemurtosa.edu.pt/a-nossa-horta-biologica-eco-escola-da-eb-da-torreira/