Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu (Viseu)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Permite aos alunos o contacto com a natureza e a biodiversidade, conhecer espécies hortícolas diversificadas e o seu ciclo de vida ( plantar/semear, crescimento e colheita)
- A cooperação/ interajuda e solidariedade entre os envolvidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
- Depois cava -se a terra com sachola e alisa -se com ancinho.
- Na plantação utiliza -se estrume de cavalo e estrume retirado do compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Ervas aromáticas (salsa, hortelã, alecrim e tomilho)
- Flores (rosas e jarros).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- Favas e ervilhas ( 2 kg)
- Couves ( 8 kg)
- Alfaces ( 6 kg)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na ausência de água pluvial recorre-se à água da rede pública.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Semanalmente eram ministrados conteúdos relacionados com a dinâmica da horta,a alunos com medidas adicionais.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
- Fonte de pólen para o hotel de insetos colocado junto à horta.
15.1. Link para a página da horta: