Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é um ano de arranque. Já houve horta há alguns anos e depois ficou sem uso, agravado depois com a pandemia.

2. Área aproximada da horta (m²):

700 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

340

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas nos dias de efemérides, como o Dia da Terra/Dia Eco-Escolas e festa de final de ano, em que são convidados a vir à escola ver o trabalho dos alunos e podem comprar produtos da Horta Bio, disponíveis nas bancas de venda.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Grande entusiamo coma as aulas que decorrem na horta, sempre queriam participar nos trabalhos da horta, desde a preparação do solo à plantação e sementeiras. Decorreram na horta aulas de Ciências de Naturais e AECs do 1ºciclo.
Entusiasmo com as recolha e vendas das plantas na escola, para toda a comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram repartidos canteiros para o 2º e 3ºciclo, embora houvesse uma partilha e cuidado em comum.
As tarefas foram sendo combinadas em reuniões informais, na medida das necessidades, quem seriam as turmas nessa semana que iriam fazer plantações. A coordenadora normalmente se encarregou de adquirir as plantas hortícolas para plantação, quando não havia sementeira.
Foram também escalonadas algumas regas por turma, consoante a necessidade, na altura das plantações. Depois funcionou a rega automática gota-a-gota.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita pelos alunos maiores, turmas de 8ºano, escalonadas, acompanhados pelo professor de Ciências. Fizeram limpeza e mobilização. Antes dos trabalhos, uma equipa do município e empresa local colocaram composto vegetal, adquirido à empresa local ALGAR.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Turmas de 6º ano 1 a 2 vezes por semana levantaram resíduos orgânicos da cozinho e colocaram no compostor. Este ano, a atividade de compostagem foi apenas para exemplo pedagógico, feita em pequena escala.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de aromáticas: Salsa, coentros, erva príncipe, hortelã, sálvia, tomilho, poejo, alecrim e alfazema.
Hortícolas: favas, cenouras, tomate-cherry, alfaces, couves diversa, beterrabas, courgetes, abóboras, melancias.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas: aproximadamente 6kg; cenouras, ainda em crescimento; 20 pés de couves (repolhos, brócolos e couve portuguesa); tomate cherry ainda em maturação e produção, canteiro com aproximadamente 3m2 e entre 20 a 30 pés de planta, com grande produção ainda em processo; Alfaces entre 60 a 70 pés; Beterrabas:20; Melancias 4 plantas, ainda em crescimento, com pelo menos 5 melancias a crescer; até ao momento, produção de aproximadamente 10 courgetes; abóboras ainda em floração e em crescimento - 7 plantas, 8 abóboras já apanhadas e 9 ainda em crescimento e outras em floração.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria foi vendida à comunidade escolar e pais, outras oferecidas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um sistema automático de rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Ciências Naturais na horta, para sementeiras, estudo da germinação e crescimento, nomeadamente com feijão e favas, com as turmas de 2º ciclo. Também as mesmas turmas (10 no total), durante as aulas Ciências plantaram e colheram alfaces e tomate-cherry e participaram na recolha e preparação de ramos de aromáticas. Temos pouco registo fotográfico. As mesmas turmas de 2º ciclo fizeram a colheita das favas para venda.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

5 turmas de 7º e 8ºano, durantes as aulas de CN, prepararam o solo e fizeram as primeiras plantações de hortícolas, como alfaces, beterrabas e couves.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Envolvimento dos alunos na apanha dos legumes da horta e participação na venda das mesmas à comunidade escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: