Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo de todo o processo as famílias envolveram-se, nomeadamente, nos seguintes aspetos:
- Indicações da época a plantar ou semear os produtos e outros conhecimentos relacionados com agricultura muito úteis para todos os envolvidos.
- Cedência de alguns produtos nos momentos de plantio/sementeira.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Incutiu valores de partilha, entre professores, alunos e funcionários, no sentido de alcançar o bem comum- o sucesso da nossa horta!
- Consciencializou para a importância da agricultura sustentável na promoção da biodiversidade e na conservação dos habitats.
- Promoveu, através das tarefas realizadas no espaço da horta, o sentido de responsabilidade, e criatividade dos alunos.
- Desenvolveu a entreajuda e a cooperação.
- Os alunos puderam conhecer uma grande variedade de sementes e plantas.
- Participação na sementeira/plantio, rega e colheita;
- Utilização do espaço da horta para aulas no exterior, versando a biodiversidade do ecossistema da horta; a identificação de plantas e das diferentes partes que a constituem e respetivas funções, entre outros assuntos;
- Venda dos produtos: Sala de professores e na “Mostra de saberes e sabores com Ciência”;
- Utilização dos produtos da horta na confeção da “Sopa da Escola” vendida na atividade comemorativa do Dia do Agrupamento.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Realizaram-se pesquisas sobre a consociação de culturas, assim como se iriam precisar de muita ou pouca água.
- Criação de seções para diferentes culturas, recorrendo à reciclagem de telhas antigas, oferta de agentes da comunidade.
- Colocação de placas identificativas das culturas dos “canteiros”.
- Recuperação da espiral das aromáticas já existentes.
- Redistribuição dos hotéis dos insetos.
- Planeamento da distribuição dos hortícolas no terreno destinado ao desenvolvimento do projeto.
- Semanalmente foram distribuídas, às turmas envolvidas, tarefas para a manutenção da horta (rega, limpeza de ervas daninhas, colheita dos produtos, com apoio e supervisão do professor e/ou funcionário.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Recorreu-se à lavra e à cava o que permitiu utilizar os resíduos vegetais no local como fertilizante natural.
Posteriormente o composto obtido nos compostores existentes na Escola foi sendo utilizado, nas diversas sementeiras e plantios realizados.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas – cebolinho; alecrim; hortelã; coentros; orégãos; manjericão; salsa.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Confeção da “Sopa da Escola” vendida no Dia do Agrupamento.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram delineados espaços/canteiros destinados às várias culturas. Para criar esses espaços recorreu-se a aplicação de telhas usadas, doadas por um elemento da comunidade, permitindo, assim, a reutilização de materiais e contribuindo a sustentabilidade ambiental.
O trabalho foi executado pelos professores e funcionários responsáveis. No final os alunos participaram em pequenos acabamentos.
Na seção dedicada aos morangos foi necessário proceder a novo “envasamento”, com substituição das calças existentes.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Aulas na horta: nestas aulas de 5º ano foram abordados os conteúdos “A importância do solo na manutenção da vida”; “Biodiversidade e Ecossistemas”; “Constituição das plantas”; “A importância dos fatores abióticos na vida das plantas”.
Na disciplina de Matemática (2º ciclo) foram tratados os perímetros (da horta e canteiros) e as áreas (da horta e das respetivas superfícies ocupadas por cada produto hortícola).
Sementeira/plantio, rega e colheita: para realizar sementeiras/plantações de alguns produtos hortícolas; regar a horta em horários de menor calor; controlar infestantes/pragas e colheita de produtos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
- alguns produtos produzidos na horta foram utilizados na elaboração de sopas. Destacamos as sopas confecionadas em fogo vivo numa panela de ferro em dois momentos de abertura da escola à comunidade – “Mostra de Saberes e Sabores com Ciência”, na EB de Vilarinho do Bairro; Dia do Agrupamento, na escola sede.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nas proximidades da horta existe uma zona de vinha à qual foi dada manutenção, nomeadamente com a replantação de plantas danificadas e uvas de mesa.
15.1. Link para a página da horta: