Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 da Serra D'El-Rei (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oferta Complementar de Escola e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

64

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com o fornecimento/ doação de plantas e sementes. Por norma em dois momentos ao longo do ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A valorização de produzir alimentos biológicos e saudáveis. O aumento da responsabilidade nos alunos e a poder de organização dos trabalhos realizados em grupo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, a mobilização do terreno e a fertilização é dinamizada pelos funcionários da Junta de Freguesia da vila.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de cascas de legumes, de frutas e folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são:
Loureiro, limoeiro, morangueiros, alfaces, diversas plantas aromáticas, couve flor, brócolos, alfaces, cebolas, alhos e batatas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pouca quantidade de cada produto hortícola. A dimensão da horta não permite produzir em quantidade.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os produtos da horta são distribuídos pelos alunos para levarem para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

São colocados vários recipientes da escola, baldes e alguidares no recreio para reservar a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita. Não utilizamos qualquer produto químico ou não nos produtos da horta. Só cresce com água e com a temperatura do sol.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola - Realizou-se no final do ano letivo com a participação de toda a comunidade educativa e população em geral, onde os alunos participaram ativamente na elaboração de peças artesanais feitas com materiais de desperdício e na recolha e secagem de plantas aromáticas e de cheiro e o seu respetivo embalamento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de Lanche Saudável - Realizou-se no mês de maio na escola, com a participação de todos os alunos, onde estes fizeram a recolha dos morangos da horta para acompanhar com as panquecas de aveia. Os alunos fizeram as panquecas de aveia e prepararam outras receitas saudáveis para os seus lanches, com a participação da nutricionista da Câmara Municipal de Peniche.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: