Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
O apoio chegou de diversas formas:
- Ofereceram materiais para a construção do compostor, placas de madeira para a identificação dos canteiros, materiais para o hotel de insetos, placas de cimento para fazer caminhos e subdividir os canteiros, sementes e plântulas.
- Ofereceram um depósito para armazenamento de águas pluviais.
- Visitam e acompanham regularmente a horta. Alguns familiares (pais e avós), que são levados pelos seus educandos ao final do dia, proporcionam pequenos momentos de interação e de partilha de saberes às novas gerações (conhecer as plantas e os animais da horta, os ciclos de vida das plantas, as estações do ano, ...).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Quando se iniciaram as sementeiras e plantações, os alunos pediam aos professores dinamizadores para ajudar o grupo Eco-Escolas na horta. O grupo passou a ser visitado e ajudado, semanalmente, por novos voluntários.
- Para vários alunos, a horta proporcionou-lhes a primeira experiência de um contacto genuíno com a natureza (algumas crianças nunca tinham mexido e sujado as mãos no solo). De dia para dia, foi crescendo o sentido de cuidar, de fazer crescer, de esperar pelo sol e pela chuva, de saborear o prazer da colheita e da partilha... enfim, de sentir o ritmo da natureza e aprender com ela.
- Quando algum dos professores decide fazer uma aula na horta, os alunos expressam imensa alegria e entusiasmo.
- Os alunos revelam-se mais recetivos ao consumo de sopa e saladas, sabendo que são o resultado das suas colheitas.
- A maioria dos alunos, residentes na cidade de Leiria, em que o estilo de vida urbano se impõe, apresentam uma ténua ligação ao meio natural. A biohorta tem proporcionado esses encontros com a natureza, a exploração da biodiversidade, a descobertas das interações entre seres vivos e entre estes e os fatores físico-químicos (água, luz, temperatura...) essenciais à vida. Os alunos vão estando cada vez mais mais sensibilizados para o trabalho, para o ambiente e para a alimentação saudável. A consciência ecológica também germina e cresce...
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- O grupo de alunos da Eco-Escolas realizou sementeiras (sementes oferecidas por familiares e professores). As plântulas obtidas fora distribuídas por todos os anos letivos.
- Está determinada uma escala diária em que cada ano letivo rega todos os canteiros e faz alguma manutenção (remoção de ervas daninhas, caracóis, controlo de pragas). Caso surja algum imprevisto, a rega será assegurada pelo grupo Eco-Escolas. No final do dia de cada 6ª-feira, a tarefa é assegurada pelas professoras da Eco-Escolas.
- Cada um dos anos letivos é responsável pela colheita do seu canteiro.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Neste primeiro ano em que começámos do zero, deparámo-nos com um terreno bastante inclinado e coberto por uma camada espessa de entulho (com profundidade aproximada de 1 m2).
- Sobre o entulho foi colocado solo bastante fértil de pinhal, pelo que não estamos a adicionar qualquer outro fertilizante.
- Algumas das ervas daninhas removidas são deixadas sobre o solo também para evitar a evaporação da humidade.
- Pontualmente, foi adicionada infusão de casca de cebola.
- As crianças e os professores, participam regularmente na remoção de ervas daninhas, caracóis e lesmas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Algum professores também colaboram com a entrega de alguns resíduos castanhos (caruma, folhas e relva seca), o que suprime as dificuldades em obter este tipo de resíduos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Tomateiros, couves, beterraba.
- Tomateiros, curgete, couve.
- Cenoura, alho-francês, alface.
- Espinafre, feijão, salsa.
Outras culturas: girassol, milho, aipo, rúcula, ervilheira, piripiri, cebolas, agrião de jardim.
Cuidámos das beldroegas, das malvas e das papoilas que se desenvolveram espontaneamente.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
6 kg de alfaces
3 kg de rúcula
2 kg de agrião de jardim
8 kg de espinafres
3 kg de beterrabas
10 kg curgetes
Tomate (não está pronto para ser colhido, há muitos mas ainda verdes)
1 kg de cebolas
7 kg de couve coração de boi
3 kg de couve portuguesa
2 kg de bróculos
1 kg Alho-francês
1 kg de aipo
0,5 kg de salsa
40 girassóis (aguardamos pelas sementes)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Centro de Acolhimento de Leiria
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma das encarregadas de educação ofereceu um depósito de 500 L. Assim, recolhemos alguma água da chuva mas, infelizmente, foi pouca devido à falta de precipitação.
Quando o depósito precisa de ser reabastecido, a diretora pedagógica leva na sua carrinha um depósito com água captada do seu furo e efetua a transferência. Outras vezes, solicitamos ajuda aos bombeiros municipais para nos reabastecerem o depósito. Por fim, uma das professoras, que vive junto ao rio, leva garrafões com a respetiva água. Esta última opção foi a menos frequente.
A rega é feita, preferencialmente, à primeira hora do dia de aulas (8h15m) ou ao final da tarde.
Com tantos voluntários para colaborar, água nunca faltou!
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- Pontualmente, foi adicionada infusão de casca de cebola, como desinfetante na prevenção de pragas.
- Ao redor de alguns espinafres foi colocada casca de ovo (seca e partida) para repelir lesmas e caracóis.
- As crianças e os professores, participam regularmente na remoção mecânica de ervas daninhas, caracóis e lesmas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos, 2º e 3º ciclos (cerca de 270 alunos), trazem de casa um kit refeição (prato, talher, copo e guardanapo), para que o desperdício da refeição seja quase zero.
Este ano letivo o Festival de Saladas irá usufruir dos produtos da horta (espinafres, beterraba, curgete, salsa...).
O almoço é servido no espaço exterior da escola, para professores e alunos, com música e decoração de um arraial.
Para além da promoção da alimentação saudável e da descoberta de novos paladares, esperamos que esta refeição-convívio, entre alunos e professores, seja uma atividade escolar que marque a vida dos alunos de boas memórias.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Matemática- medidas de comprimento, perímetro e área dos canteiros.
Estudo do meio- plantas cultivadas e espontâneas, animais selvagens e domésticos.
Educação Visual- Recriação de animais da horta (os alunos recolheram caracóis, joaninhas, formigas e lesmas). Após a realização dos trabalhos devolveram os animais ao seu ambiente natural.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os delegados de turma, do 1º ao 4ºAno (8 alunos) e os alunos da Eco-Escolas do 2º Ciclo (4 alunos) foram, logo de manhã, colher alguns produtos na horta.
Durante a aula de Ciências Naturais e Físico-Química, alguns alunos do 8ºAno prepararam cestas cheias de horta para oferecer ao Centro de Acolhimento de Leiria.
Durante a hora do almoço alguns alunos do 8ºAno (grupo Eco-Escolas) e do Clube de Jornalismo foram entregar os cestos à respetiva instituição.
Tratou-se de uma atividade de integração na comunidade, o valor da partilha
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nestas 48 horas, uma vez que os canteiros ainda não estavam prontos, foram realizadas sementeiras em vasos e no terreno junto aos canteiros.
Para além desta atividade, os alunos construíram um compostor, um espantalho, comedouros e um hotel de insetos.
15.1. Link para a página da horta: