Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 42 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Inglês, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

De um modo geral a família envolve-se quando é solicitada. No entanto, há alguns encarregados de educação que estão sempre disponíveis para colaborar, com a cedência de sementes e/ou algumas plantas, propostas de algumas ideias a implementar e até mesmo em ir à escola demonstrar certas técnicas usadas na agricultura.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um espaço no qual alguns alunos observam e perguntam que espécies estão cultivadas, que técnicas são utilizadas, quanto tempo as culturas vão estar na terra e querem fazer horta na sua varanda ou quintal. Alguns comentam a sua experiência da sua horta ou da hortas dos avós e vão dando sugestões para a implementação de novas culturas. Na escola existe uma grande diversidade de culturas e povos, que por vezes não conhecem certos produtos hortícolas e querem experimentar e provar. Os assistentes operacionais vão colaborando com os nosso trabalho, nomeadamente nas mondas e regas das culturas. Os pais e encarregados de educação acham bem a existência da horta, para que os alunos possam aprender e dar valor aos produtos que se consomem, para mais tarde não os desperdiçarem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do clube do Ambiente semanalmente trabalham nas tarefas da horta. Verifica-se o que há para fazer, distribuem-se as tarefas por pequenos grupos e realiza-se o trabalho. Por vezes, há tarefas como a rega e algumas colheitas, que têm de ser efetuadas duas a três vezes por semana, sendo realizadas em intervalos com um calendário previamente definido. Há uma turma de 5ºano que também colabora nos trabalhos da horta quando é necessário, geralmente na preparação dos canteiros e nas regas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os canteiros são limpos no início de cada sementeira ou plantação com pequenos utensílios, como enxadas e ancinhos. Usamos algum composto orgânico resultante da compostagem e algum fertilizante orgânico de animais cedido pela Escola Superior Agrária de Santarém. São usados materiais agrícolas de plantação (enxadas, ancinhos, plantadores e outros) para as diversas plantações e sementeiras de culturas hortícolas, aromáticas e florícolas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de vegetais, resultantes da confeção dos almoços da cantina ( sopas, saladas, cascas de batatas, cenouras, cebolos, alhos e talos de legumes). É também colocado no compostor a folhagem das plantas que vão sendo recolhidas semanalmente, aquando da limpeza de corredores e pátios exteriores e do campo de minigolfe. Os restos vegetais provenientes dos canteiros após a colheita dos produtos finais são também aí colocados.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tivemos canteiros com espinafres, acelgas e alhos; canteiros com couves e pimenteiros. Cultivamos alfaces, morangueiros, erivilhas, favas, batateiras, cebolas, feijão verde e aromáticas (salsa, coentros, óregãos, tomilho, funcho, hortelã, sálvia, poejos e alecrim). Cultivamos alguns amores perfeitos para embelezar, mas também para usar como plantas comestíveis em alguns pratos confecionados em aulas na turma CEF (curso de serviço de mesa).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Morangos - cerca de 2,5 kg; favas - cerca de 3 kg; batateiras - cerca de 6 a 7 kg; alfaces - 20 unidades e cebolas 24 unidades.
As outras culturas são cortados em ramos para serem utilizados (espinafres, couves e acelgas). As aromáticas são colhidas à medida que são necessárias no bar, na cantina e na sala de CEF. As ervilhas e os alhos ainda não foram colhidos. O feijão verde não foi muito produtivo, apesar da flor que os feijoeiros deram, nem todas vingadas, talvez pelo clima menos favorável que tenha feito (colheu-se um pequeno saco de vagens - 300 g)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos resultantes da pequena horta são usados no bar e na cantina da escola, bem como usados pela turma CEF, nas suas experiências. Os alunos provam e deliciam-se com alguns dos produtos, como os morangos e favas. Alguns assistentes também colhem e levam para consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da rede pública. Tenta-se não desperdiçar muita água, regando mais à tarde e verificando o estado de conservação das mangueiras, para que não haja muitas fugas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente são observadas as culturas mais atentamente e apenas se aplica em caso de necessidade. Nesta situação, as pragas poderão ser retiradas manualmente e aplicando alguma receita caseira, como soluções com detergente de loiça, casca de ovo bem partido e espalhado pela terra e adição de borras de café.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho branco nas faveiras e algumas lagartas verde das couves. Usamos receitas caseiras mencionadas na ponto 12.2.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta
Os alunos do 2ºciclo nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática, de vez em quando saem da sala de aula e vão observar em direto o desenvolvimento e constituição das plantas e, aplicar alguns dos conhecimentos já adquiridos. Estudam o tipo de solo utilizado, semeiam diversas sementes e acompanham as várias fases, desde a germinação, crescimento, desenvolvimento, floração e frutificação, medem comprimentos, calculam áreas, quantificam custos, fazem percentagens e pesagens.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns produtos da horta são utilizados na confeção de alguns pratos, como sejam a utilização das aromáticas da horta nas sopas, saladas e sandes; outros são consumidos pelos próprios alunos, professores e auxiliares, para não se estragarem e outros servem ainda como prova para alunos que não os conhecem, nomeadamente alunos estrangeiros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta na escola é importante para alguns alunos compreenderem a origem e o desenvolvimento das hortícolas que consomem no seu dia a dia. Os alunos desenvolvem competências práticas que os podem ajudar futuramente, sociabilizam e desenvolvem o sentido crítico.

15.1. Link para a página da horta: