saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe uma horta na escola desde 2009.
2. Área aproximada da horta (m²):
5 metros
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ambiente e Jardinagem
3.3. N.º de alunos envolvidos:
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Um contributo precioso para que os alunos tomassem conhecimento da importância da cultura biológica, bem como para uma aprendizagem de competências para a vida ativa. A comunidade educativa e familiares, ficaram mais sensibilizadas para o cultivo de uma horta biológica
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O terreno está dividido em pequenos setores e cada aluno é responsável pelo seu cultivo e tratamento. Durante a semana e de acordo com as horas estipuladas no horário para a área de Jardinagem, foi realizada a manutenção da horta pelos alunos e professores de Educação Especial, e nas interrupções letivas , a sua manutenção fica assegurada por um auxiliar de acção educativa. Semanalmente (sexta-feira), um funcionário da CMTV que participou na construção e conservação do espaço da horta, trazendo sementes e plantas fornecidas pela Camara Municipal Torres Vedras ao mesmo tempo auxiliava tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura. A partir do mês de abril não foi possível ter acompanhamento pelo funcionário da CMTV por motivos devidamente justificados.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi feita a manutenção da horta, tirando as ervas daninhas dos espaços cultivados. Foi regado com a frequência necessária e fertilizado.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foram utilizados os contentores fornecidos pelo projeto “Devolver à Terra”.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves , alfaces, cebolas, alho francês, cenouras, nabos e plantas aromáticas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
20 alfaces, 15 couves, 12 alho francês, 6 cebolas, 8 cenouras e 6 nabos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo da comunidade escolar.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos alunos e funcionários utilizando uma torneira localizada junto ao local da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Através da observação direta dos alunos e professores.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os caracóis, lesmas e lagartas foram combatidos com produtos orgânicos(cascas de ovos e cinzas)
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Desafio Eco-Escolas "Herbário na Escola" em que foi feira a recolha de amostras de plantas aromáticas para secagem. Identificação e pesquisa das características e propriedades das plantas colhidas.
Compilação e divulgação do trabalho efetuado.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: