Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola existe há 15 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A área é <50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação para a Cidadania e Expressão Plástica e Musical.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas no envio de sementes/plantas pelos seus educandos na época das sementeiras e de recipientes para rega ou reprodução de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Tendo em conta que S. Romão do Coronado seja uma localidade rural, o impacto da horta na comunidade e nos alunos pode considerar-se razoável porque as gerações mais recentes têm vindo a procurar alternativas ao trabalho agrícola. Sendo a divisão do território constituída essencialmente por minifúndio, uma grande parte dos alunos contacta com as alfaias agrícolas e conhece os procedimentos básicos de plantação e manutenção de uma horta através dos pais ou principalmente, avós. No entanto, esta não é uma área do conhecimento e do trabalho que seja do agrado da maioria dos alunos, principalmente dos mais velhos. Mas este ano, foi possível mobilizar mais alunos para a participação na Horta-Bio, salientando-se as turmas do 5ºA e do 7ºA. Os alunos destas turmas aproveitam todos os momentos que têm para dinamizar, quer a estufa, quer o espaço envolvente. Os restantes alunos de outras turmas que se dispuseram a participar nesta atividade são, também, muito ativos, reconhecem a importância e o impacto da agricultura biológica e estão já a envolver a comunidade educativa na distribuição dos hortícolas produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano, como o número de alunos aumentou, os mesmos alternada/diariamente fazem a manutenção da estufa em articulação com o coordenador eco-escolas e os professores das disciplinas envolvidas que se ocupam da manutenção da horta, nomeadamente a preparação, a sementeira, a plantação, o arranque das ervas daninhas e a rega. Os outros participantes com o auxílio de dois professores ou de funcionários, são envolvidos no projeto através da realização outras tarefas na Horta-Bio, como, por exemplo, a compostagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo (limpeza e mobilização) foi feita quase exclusivamente pelos alunos do 5ºA e 7ºA e alunos pertencentes à Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) sempre com o apoio e a monitorização do docente ou de funcionários. A fertilização do terreno foi efetuada com base no composto produzido pela própria escola nos dois compostores anexos à estufa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto resulta da recolha dos detritos orgânicos da cantina por parte de alguns alunos, da colocação das borras de café por parte da funcionária do bufete e através da colocação folhas das árvores que resultam da limpeza do recinto escolar, uma vez que o mesmo tem bastantes árvores de folha caduca.
A compostagem é realizada em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos e ao longo do tempo são revirados para arejar e regados para humedecer.
Os materiais colocados são: resíduos verdes e restos de alimentos não confecionados e nem temperados e resíduos castanhos, como a borra de café e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; Couve repolho; Salsa; Tomates; Pepino, Rúcula; Alho Francês; Morango e Chuchu no exterior.
Este ano, também se colocaram plantas aromáticas, como, por exemplo, tomilho, orégãos, salsa, cidreira e alecrim.
As consociações instaladas foram colocar plantas aromáticas intercaladas com as plantas hortícolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tendo em conta o tamanho reduzido da estufa, foram apenas produzidos de 6kg de hortícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os poucos produtos biológicos produzidos foram disponibilizados à comunidade educativa ao longo do ano letivo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta-bio é feita diariamente nos dias de maior calor e alternadamente nos dias mais frios, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas este ano um dos professores que colaboraram na manutenção da estufa tem regado várias vezes por semana com a ajuda de alunos das turmas do 5ºA e 7ºA porque eles gostam de participar nesta tarefa.
Para a rega é utilizada mangueira de ½ polegada, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais necessitam de estar abertas para maior arejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Duas vezes por semana, uma no início e outra no final da semana, é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules) para ver a existência ou não de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta desenvolveram-se ao longo de todo ano letivo, semanalmente, com alunos pertencentes ao 2º ciclo (cerca de 60) principalmente das turmas do 5ºA, do 6ºB e 6ºC que em conjunto com os professores envolvidos participavam na preparação do solo para sementeira/plantação, rega e monitorização da estufa e espaço envolvente. Esta atividade em articulação com uma outra atividade intitulada " A Natureza é a melhor sala de aula" teve bastante impacto na comunidade uma vez que foi uma experiência diferente para todos, isto é, o facto de ter aulas num espaço diferente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foram colocados maracujás no exterior da estufa para crescerem sobre a mesma para que esta fique com uma temperatura interior mais aceitável.
Também, o espaço envolvente de um dos lados da estufa foi reformado pela turma do 7ºA e transformado numa zona de lazer para realizar atividades ou até mesmo piqueniques, assim como, foi realizada a limpeza do lago anexo à estufa.
As plantas que não foram colhidas e que produziram sementes, estão na estufa e serão recolhidas no início do próximo ano letivo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.youtube.com/watch?v=TPDts06SCFs