Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta também esteve associada à iniciativa, promovida no agrupamento, do Projeto de Educação para a Saúde - “Fevereiro - mês dos Afetos”, em que alguns alunos da escola realizaram um trabalho através da reciclagem de cápsulas de café, tendo sido aproveitados os restos de café para fertilização do solo da horta.
A horta biológica tem contribuído para melhorar a relação entre a comunidade e a escola, tendo sido inúmeras vezes divulgadas em redes sociais as atividades e iniciativas que aconteceram com a participação dos alunos, fomentando o intercâmbio cultural e os valores de sustentabilidade.
As atividades na horta facilitam o desenvolvimento integral dos alunos e ajudam a melhorar a sua auto-estima e satisfação pessoal.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este grupo participa na manutenção da horta essencialmente 1 vez por semana (2 tempos letivos), em que os métodos usados estão de acordo com os princípios da Agricultura Biológica. Também outras turmas da escola, ocasionalmente participam na manutenção da horta em algumas atividades em contexto de aula na disciplina de Ciências Naturais.
São realizadas frequentemente sementeiras com sementes biológicas e posteriormente são plantados os respetivos legumes na horta. Periodicamente alguns alunos dedicam-se à tarefa de controlar o desenvolvimento de algumas ervas daninhas ou folhas secas, outros procedem ao arejamento do solo e posterior plantação, outros realizam tarefas de colheita de aromáticas ou legumes da época que entretanto estão prontos para consumo. Todas as semanas estes alunos também procedem à rega da horta, quando não chove.
7. Como é feita a preparação do solo?
Em fases seguintes foram incorporadas cinzas de madeira, restos de café resultantes da reciclagem de cápsulas de café que os alunos trouxeram para a escola e cascas de ovos que foram triturados pelos alunos e que foram utilizados para neutralizar a acidez do solo. Por outro lado as cascas de ovos também foram usadas para afastar os caracóis que muitas vezes procuravam alimentar-se na horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi instalado um compostor termofílico de plástico e nele têm sido colocados resíduos orgânicos como cascas de frutas, borras de café, restos de alimentos, folhas e outras parte vegetais resultantes de podas. Também têm sido adicionadas cascas de ovos em camadas alternadas. Também já existem minhocas misturadas, o que permite a vermicompostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Houve sempre o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem adaptadas às condições locais.
Algumas associações instaladas na horta são: a alface e alho-francês, o feijão e espinafre, alface e morangueiros, coentros e salsa, couve-lombarda e alface, acelga e couve-coração, espinafre e morangueiro, beringela e cravo-túnico. para além destas consociações foram plantadas outras variedades como couve-flor e couve-roxa.
Numa parte específica da horta foram plantadas diversas ervas aromáticas (coentros, orégãos, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, tomilho, manjericão, …) e flores (cravo-túnico, camomila, amor-perfeito e zínias), que funcionam, algumas, como plantas inseticidas/ insetífugas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Têm sido colhidas/produzidas muitas e variadas alfaces, assim como muitas acelgas, alguns pimentos vermelhos, beringelas, espinafres, couves, cenouras, aipo, folhas de lúcia-lima e ervas aromáticas como coentros, salsas, orégãos, manjericão, tomilho, cebolinho e sálvia.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Não existem produtos vendidos mas sim doados ou oferecidos. Quem mais beneficia com as colheitas são os alunos que frequentam o Clube da Terra, visto serem os que mais trabalham na horta. Por vezes professores e outros funcionários da escola também levam para consumo.
Em alturas de maior produção na horta, são feitas pequenas feiras de legumes em que são oferecidos ou sorteados os produtos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Procura-se regar sempre ao fim do dia e também utilizando um sistema de garrafas com pequenos furos que funcionam como rega gota a gota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Existe uma inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto, sobretudo relacionado com manchas ou zonas roídas. Todas as semanas os alunos do Clube da Terra, fazem a verificação/inspeção de pragas e doenças.
Foram plantadas algumas flores coloridas, que atraem insetos auxiliares. Foram eliminadas de forma manual as folhas que aparentavam presença de fungos ou outros parasitas e manteve-se a horta limpa de ervas daninhas e de lixo.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis que frequentemente atacavam as folhas das couves e outros legumes. Numa primeira fase foram colocados pequenos recipientes com cerveja (que não resultaram) e posteriormente zonas específicas com cinzas e cascas de ovo. As cascas de ovos esmagadas foi o método que resultou melhor até agora.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Todas as roupas, sapatos, chapéu e suporte madeira, tiveram por base a reutilização de materiais.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O projeto conta, pontualmente, com o apoio técnico de um engenheiro agrónomo, membro da comunidade escolar.
15.1. Link para a página da horta: