Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB de Canaviais (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos de uma maneira geral gostam muito das atividades desenvolvidas na horta, gostam de ir aos intervalos por sua iniciativa, cuidar dos seus canteiros.
Gostam de saber que alguns dos produtos que comem são fruto da sua horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem um canteiro identificado pela turma a que pertence.
Cada professor organiza na sala de aula quem deve semanalmente ser responsável pela horta( canteiro)
Retiram as ervas daninhas, regam e vigiam se têm pragas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização foi feita com estrume trazido por alguns avós que são pequenos agricultores.
Houve grande mobilização por parte da junta de freguesia e dos alunos, para esta fase da preparação da horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor só para a cozinha para os lixos domésticos. E outro compostor que se encontra na lateral da horta onde os alunos levam os desperdícios dos seus lanches escolares, com os chamados resíduos verdes. Cada turma tem um pequeno utensilio reciclável feito de uma embalagem de detergente, onde juntam as cascas de fruta e restos do lanche as quais, depois vão despejar no compostor grande.
Com regularidade junta-se a este lixo doméstico, outros também importantes para que a compostagem seja feita, os chamados resíduos castanhos, palhas, folhas que caiem das arvores e aparas da nossa relva. Estamos atentos à água, elemento responsável pela humidade que é fundamental para este processo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As consociações feitas foram de; alface e cenoura,couves alecrim e salvia e espinafres e morangueiros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nunca é feita nos regos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As saladas, com alface e rabanetes, também foi um acompanhamento cujo produto veio por várias vezes da horta.
As favas, foi outro prato muito apreciado.
Para além de todos os temperos que existiram na horta principalmente coentros, salsa e hortelã.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os professores proporcionaram aos alunos uma experiencia mais enriquecedora.
Foram desenvolvidas atividades relacionadas com os vários tipo de raízes e folhas. Plantas cultivadas e espontâneas. Foram ainda trabalhados temas relacionados com insetos, a germinação das plantas bem como a importância do sol e da água para o seu crescimento.
O entusiasmo dos alunos era contagiante.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Tem existido um esforço por parte de toda a comunidade educativa, para manter este projeto vivo.
Realçamos a disponibilidade de pais e avós que sempre nos apoiam neste tipo de atividades e nos dão vontade de continuar.
É um local para trabalhar essencialmente o estudo do meio, sendo uma mais valia estas aulas ativas in loco, despertando grande entusiamo aos alunos.
15.1. Link para a página da horta: