Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta proporciona nos alunos o gosto pela natureza, responsabilidade em manter as culturas, promoção da sustentabilidade e integração das suas competências em contextos reais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Um elemento da equipa acompanhado de alguns delegados ambientais, procediam à rega e à remoção das ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação foi realizada com a colaboração dos técnicos da Junta de freguesia da Pontinha e Famões.
Estes procederam, com a ajuda de pequenas máquinas, ao corte da vegetação espontânea e ao lavrar do solo e à remoção de pequenas pedras. O solo não foi fertilizado mas terá que ser futuramente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não foi feita a compostagem porque os resíduos orgânicos produzidos no refeitório da escola foram utilizados como alimento para as duas ovelhas da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta teve alfaces, cebolas, couves, cenouras, tomates, morangos e ervas aromáticas (salsa, coentros, alecrim, tomilho, hortelã e manjericão).
Foram semeadas sementes de girassóis trazidos por um aluno.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- 12 alfaces
- 8 couves
- 20 cebolas
- 1 planta de salsa e 1 de coentro
- 6 plantas de cenoura
- 2,5Kg de tomate cherry

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos à comunidade escolar com o fim de angariar fundos para posterior compra de outros produtos hortícolas, substrato, rede para cerca e materiais/ferramentas, para dar continuidade e ampliar a superfície da horta.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é cedida pela escola.
Já foram estabelecidos contactos com a junta de Freguesia que se comprometeu a instalar um depósito, para aproveitamento das águas pluviais a ser recolhidas a partir das caleiras do ginásio (estrutura mais próxima da horta).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita através de observação direta.
Para monitorização de pragas e doenças foi colocado um hotel para insetos (construído pelos alunos do PIEF).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ovelhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do centro de Apoio à Aprendizagem têm aulas na horta à disciplina de Hortofloricultura.
Realizou-se semanalmente com 10 alunos, 3 professores e 1 assistente operacional.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os delegados ambientais fizeram regularmente a manutenção da horta (remoção de ervas daninhas e rega).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foram recolhidos, pelos delegados ambientais, produtos produzidos na horta e posteriormente vendidos à comunidade educativa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta promoveu nos alunos o interesse pelo cultivo dos produtos biológicos e a consciência da importância destes no equilíbrio dos ecossistemas e na saúde humana.
Com esta atividade, os alunos também desenvolveram o espírito do trabalho em equipa.

15.1. Link para a página da horta: