Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 Profs.: Educação Especial e Coordenadora do CAA, Anabela Santos; Coordenação do Programa Eco-Escolas e Prof.ª de Ciências Naturais.e outra Prof.ª do 8º ano de Ciências Naturais, Martinha Cordeiro, bem como a Prof.ª do Projeto PES, Fátima Lopes. .

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, Coordenação do Programa Eco-Escolas, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento..

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8 alunos que frequentam o CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem,), incluíndo alguns alunos da Educação Especial: Rafael Lourenço, Guilherme, Inês Santos, Inês Marques,Tiago Dias, Cléber, Pedro Dias e Maria, dos 2º e 3º ciclos.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1 Assistente operacional: Jaquelina Mota.

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na partilha de produtos para plantar ou semear, consoante a época do ano e os produtos que possam ser cultivados (várias x por período/semestre).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Consciencialização ambiental e biológica da Comunidde Educativa;
- Sensibilização para uma alimentação saudável / produtos biológicos;
- Aprendizagens ao nível do manuseamento de instrumentos agrícolas e técnicas de tratamento e cultivo.
- Partilha de tarefas.
- Consumo próprio na escola e Vendas de produtos.
- Educação inclusiva para a inclusão de alunos com mais dificuldades.
No início deste ano letivo, foram renovados os talhões já existentes na Horta e construído outros na estufa, que não estava cultivada desde o final do ano letivo passado.
O "Clube da Horta", dinamizado pelas 2 Professoras da Educação Especial e Coordenadora também do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), envolvendo alunos da Educação Especial, com Necessidades Educativas Especiais e outros com outras dificuldades e a Professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas e também Porf.ª de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento ao 7º ano de escolaridade, promovem a integração inclusiva desses alunos com mais dificuldades, no âmbito do desenvolvimento de cultivo, manutenção dos produtos da horta, desenvolvendo também com entusiasmo, alegria, brincadeira e a aprendizagem de cuidar de uma horta, tornando-os seres humanos mais responsáveis pela preservação do ambiente e em prole de uma alimentação biológica mais saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Partilha de tarefas repartidas semanalmente, articuladas entre a professora Anabela Santos e a Prof.ª Coordenadora do Eco-Escolas, ambas dinamizadoras do “Clube da Horta”, os alunos e a Assistente Operacional. Nesta sequência, decide-se como e quando se limpa e prepara a terra, os produtos a semear ou plantar e as respetivas regas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo através da limpeza do terreno da horta exterior e estufa com a extração das ervas daninhas, remexido ou acrescentado e fertilizado com substrato biológico, e reutilizando outros produtos tais como: borras de café, cinzas e casca de ovos desfeitas aos bocadinhos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas colhidas no espaço escolar, resíduos verdes resultantes da extração de ervas daninhas da horta, resíduos alimentares do bar, borras de café e terra biológica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas; Couves (repolho, couve coração); Bróculos; Cenouras; Nabos; Feijão verde; Alface; Aipo; Batata; Tomate, Pepino, Pimento, Espinafre; Courgete; Beringela, Morangos; Limão; Beterraba; Pepino, cebola, Plantas aromáticas: Salsa; Coentros, Hortelã; Alecrim; Arruda; Alfazema …

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pelo menos 5 Kg de produtos hortícolas diversificados por ano .

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda de produtos da Horta à comunidade escolar: professores, alunos, assistentes operacionais e outros funcionários da escola e encarregados de educação e/ou pais dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sim, através da observação direta pelos alunos e professores dinamizadores do “Clube da Horta”, bem como através de plantas aromáticas e repelentes de pragas, insetos, como por exemplo; arruda, hortelã, alecrim, alfazema.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta pelos alunos e professores dinamizadores do “Clube da Horta”, bem como através de plantas aromáticas e repelentes de pragas, insetos, como por exemplo; arruda, hortelã, alecrim, alfazema.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Até ao momento ainda não houve a visualização de pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Promoção do consumo de produtos biológicos no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no 1º semestre e venda de alguns produtos hortícolas e ervas aromáticas recolhidos da horta à comunidade escolar para angariar fundos para manutenção da horta.
- Espaço funcional para os meninos da educação especial.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No 2º semestre foram plantados os seguintes produtos hortícolas: batatas, ervilhas, courgete, beringela, tomates, pepinos, pimentos, usando fertilizante biológico. Foram também regados quando necessário, usando as aguas pluviais recolhidas nos depósitos coletores. Foram construídas mais placas identificativas dos produtos, em madeira e pintadas pelos alunos do Clube da Horta. Também pintaram pedras alusivas a diversos animais da Horta para seu embelezamento. Foram colhidos espinafres para venda na comunidade escolar, que nasceram e se desenvolveram espontaneamente a partir das sementes deixadas do ano passado.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na segunda parte do 2º semestre foram sachados para retirar as ervas daninhas, diferentes produtos hortícolas plantados e em desenvolvimento: couves, batatas, courgetes, beringelas, tomates, pepinos, pimentos. Foram regados quando necessário, usando as aguas pluviais recolhidas nos depósitos coletores. Foram construídos mais objetos decorativos da horta e para identificação de alguns produtos, usando materiais naturais como pedras e madeira, pintados pelos alunos do Clube da Horta. Foram colhidos alguns produtos hortícolas como favas, ervilhas, espinafres para venda na comunidade escolar. Foi colocado e pintado uma casinha de madeira para aves na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/agualdimpais e https://www.facebook.com/groups/profsecoescolas