saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
11 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
40
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2 Profs.: Educação Especial e Coordenadora do CAA, Anabela Santos; Coordenação do Programa Eco-Escolas e Prof.ª de Ciências Naturais.e outra Prof.ª do 8º ano de Ciências Naturais, Martinha Cordeiro, bem como a Prof.ª do Projeto PES, Fátima Lopes. .
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Especial, Coordenação do Programa Eco-Escolas, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento..
3.3. N.º de alunos envolvidos:
8 alunos que frequentam o CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem,), incluíndo alguns alunos da Educação Especial: Rafael Lourenço, Guilherme, Inês Santos, Inês Marques,Tiago Dias, Cléber, Pedro Dias e Maria, dos 2º e 3º ciclos.
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1 Assistente operacional: Jaquelina Mota.
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na partilha de produtos para plantar ou semear, consoante a época do ano e os produtos que possam ser cultivados (várias x por período/semestre).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Consciencialização ambiental e biológica da Comunidde Educativa;
- Sensibilização para uma alimentação saudável / produtos biológicos;
- Aprendizagens ao nível do manuseamento de instrumentos agrícolas e técnicas de tratamento e cultivo.
- Partilha de tarefas.
- Consumo próprio na escola e Vendas de produtos.
- Educação inclusiva para a inclusão de alunos com mais dificuldades.
No início deste ano letivo, foram renovados os talhões já existentes na Horta e construído outros na estufa, que não estava cultivada desde o final do ano letivo passado.
O "Clube da Horta", dinamizado pelas 2 Professoras da Educação Especial e Coordenadora também do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), envolvendo alunos da Educação Especial, com Necessidades Educativas Especiais e outros com outras dificuldades e a Professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas e também Porf.ª de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento ao 7º ano de escolaridade, promovem a integração inclusiva desses alunos com mais dificuldades, no âmbito do desenvolvimento de cultivo, manutenção dos produtos da horta, desenvolvendo também com entusiasmo, alegria, brincadeira e a aprendizagem de cuidar de uma horta, tornando-os seres humanos mais responsáveis pela preservação do ambiente e em prole de uma alimentação biológica mais saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Partilha de tarefas repartidas semanalmente, articuladas entre a professora Anabela Santos e a Prof.ª Coordenadora do Eco-Escolas, ambas dinamizadoras do “Clube da Horta”, os alunos e a Assistente Operacional. Nesta sequência, decide-se como e quando se limpa e prepara a terra, os produtos a semear ou plantar e as respetivas regas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é limpo através da limpeza do terreno da horta exterior e estufa com a extração das ervas daninhas, remexido ou acrescentado e fertilizado com substrato biológico, e reutilizando outros produtos tais como: borras de café, cinzas e casca de ovos desfeitas aos bocadinhos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas secas colhidas no espaço escolar, resíduos verdes resultantes da extração de ervas daninhas da horta, resíduos alimentares do bar, borras de café e terra biológica.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas; Couves (repolho, couve coração); Bróculos; Cenouras; Nabos; Feijão verde; Alface; Aipo; Batata; Tomate, Pepino, Pimento, Espinafre; Courgete; Beringela, Morangos; Limão; Beterraba; Pepino, cebola, Plantas aromáticas: Salsa; Coentros, Hortelã; Alecrim; Arruda; Alfazema …
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Pelo menos 5 Kg de produtos hortícolas diversificados por ano .
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Venda de produtos da Horta à comunidade escolar: professores, alunos, assistentes operacionais e outros funcionários da escola e encarregados de educação e/ou pais dos alunos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sim, através da observação direta pelos alunos e professores dinamizadores do “Clube da Horta”, bem como através de plantas aromáticas e repelentes de pragas, insetos, como por exemplo; arruda, hortelã, alecrim, alfazema.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, através da observação direta pelos alunos e professores dinamizadores do “Clube da Horta”, bem como através de plantas aromáticas e repelentes de pragas, insetos, como por exemplo; arruda, hortelã, alecrim, alfazema.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Até ao momento ainda não houve a visualização de pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Promoção do consumo de produtos biológicos no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no 1º semestre e venda de alguns produtos hortícolas e ervas aromáticas recolhidos da horta à comunidade escolar para angariar fundos para manutenção da horta.
- Espaço funcional para os meninos da educação especial.
Atividade 2:
Descrição:
No 2º semestre foram plantados os seguintes produtos hortícolas: batatas, ervilhas, courgete, beringela, tomates, pepinos, pimentos, usando fertilizante biológico. Foram também regados quando necessário, usando as aguas pluviais recolhidas nos depósitos coletores. Foram construídas mais placas identificativas dos produtos, em madeira e pintadas pelos alunos do Clube da Horta. Também pintaram pedras alusivas a diversos animais da Horta para seu embelezamento. Foram colhidos espinafres para venda na comunidade escolar, que nasceram e se desenvolveram espontaneamente a partir das sementes deixadas do ano passado.
Atividade 3:
Descrição:
Na segunda parte do 2º semestre foram sachados para retirar as ervas daninhas, diferentes produtos hortícolas plantados e em desenvolvimento: couves, batatas, courgetes, beringelas, tomates, pepinos, pimentos. Foram regados quando necessário, usando as aguas pluviais recolhidas nos depósitos coletores. Foram construídos mais objetos decorativos da horta e para identificação de alguns produtos, usando materiais naturais como pedras e madeira, pintados pelos alunos do Clube da Horta. Foram colhidos alguns produtos hortícolas como favas, ervilhas, espinafres para venda na comunidade escolar. Foi colocado e pintado uma casinha de madeira para aves na horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/agualdimpais e https://www.facebook.com/groups/profsecoescolas