Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Foram as famílias que doaram as sementes e as plântulas para cultivo na Horta Bio, bem como os materiais necessários à construção da bancada das aromáticas e à construção do Hotel de Insetos, às armadilhas para as toupeiras, numa tentativa de os integrar nas atividades promovidas pela Escola. Por fim, mensalmente realizamos um Mercadinho Bio com os produtos da horta para venda aos encarregados de educação, professores e funcionários da escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A criação da Horta Bio teve ainda o intuito de mostrar aos alunos e demais comunidade escolar (Pais, Professores e Funcionários) os benefícios da prática da Agricultura Biológica, mais amiga do Ambiente e respeitadora dos ritmos de crescimento das plantas, permitindo obter alimentos de grande qualidade nutricional, muito mais saborosos, sensibilizando todos os elementos da comunidade escolar para a temática da preservação do ambiente e da importância da pática de uma alimentação saudável e sustentável.
A Horta Bio veio trazer uma nova dinâmica à escola através das atividades desenvolvias no âmbito ambiental e ecológico. Todos os produtos hortícolas e ervas aromáticas foram vendidos a preços simbólicos, como forma de promover uma alimentação saudável e dar a conhecer o trabalho realizado pelos alunos, professores e funcionários.
Os impactos mais visíveis da Horta Bio na comunidade e alunos da escola têm sido:
- a preocupação com a preservação do meio ambiente, praticando uma agricultura mais sustentável;
- o cuidado com uma alimentação mais saudável e sustentável, por parte dos alunos e famílias;
- a promoção de um conhecimento e consciência coletivos relativamente à importância destes projetos de Educação Ambiental na educação dos jovens na escola.
O projeto da Horta Bio, também permite melhorar as competências dos alunos em diversas áreas: não só promove a Educação Ambiental, mas também concorre para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa e dos valores comuns de liberdade, tolerância, não-discriminação; melhora a qualidade da educação dada a inclusão dos alunos em diferentes ambientes durante o processo de ensino-aprendizagem, propiciando experiências de aprendizagem diferenciadas, ativas, inovadoras , enriquecedoras e significativas num ambiente externo à sala de aula, um espaço ao ar livre, mais agradável, mais saudável, onde não existem cadeiras nem mesas, mas sim várias zonas de aprendizagem. potencializador do trabalho colaborativo e em grupo.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos da horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais. Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
recolheram dados relativos ao desenvolvimento de plantas para a aprendizagem de Funções e Equações matemáticas. Os alunos realizaram os trabalhos de preparação manual do terreno, fizeram sementeiras (com sementes biológicas) de plantas hortícolas e aromáticas, em função da época, escolhendo as culturas mais adaptadas à região (clima e tipo de solo) que posteriormente transplantaram para o local definitivo. Asseguraram ao longo do tempo as mondas e regas necessárias. Foram aplicadas no solo as borras de café e chá recolhidos no bar dos professores e cinza resultante da queima de ramos resultantes da poda realizada às árvores da escola. A coordenadora do projeto Horta Bio presta colaboração/apoio às turmas que pretendam trabalhar/ter aulas de campo na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Por último, foram definidas as linhas de plantação das diferentes hortícolas e os caminhos de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pelos alunos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Conseguimos até agora vender: 18 couves lombardas (23 Kg), 24 couves coração de boi (21 Kg), 12 couves brócolo (4,6 Kg) , 8 couves penca (7,2 Kg), 12 Kg de espinafres, 2,4 Kg de beterrabas, 6 Kg de cebolas, 3,6 Kg de nabiças, 18 alfaces (7,2 Kg) e diversos raminhos de aromáticas (hortelã, salsa e coentros). Existem diversas culturas ainda em fase de desenvolvimento: batatas, abóboras, couves coração de boi, alfaces, alhos, aromáticas e espinafres cuja colheita continuaremos a fazer.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que existem produtos para venda os alunos fazem a sua colheita, preparam-nos, embalam, pesam, calculam o preço de venda e organizam um mercadinho/feira de produtos bio provenientes da horta. Os produtos são vendidos à comunidade educativa, tendo sempre a sua compra assegurada dada a sua qualidade. É uma atividade em torno da horta que já se tornou uma rotina da escola, pelo que tem uma aceitação muito boa e tem permitido gerar algumas receitas para a manutenção da Horta Bio. Por fim, serve o propósito da nossa estratégia de educação alimentar, que é de proporcionar produtos bio à comunidade escolar.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Dada a importância dos insetos enquanto agentes polinizadores foi proporcionado aos alunos Eco-Escolas a participação numa palestra intitulada “O Mundo é dos insetos?” e foi proposta a construção De um Ninho de Insetos Polinizadores. Foi pedido às famílias dos alunos a colaboração para que a atividade se pudesse concretizar, mediante a recolha de materiais diversos: tábuas de madeira, pregos, rede de galinheiro, paus de diferentes espessuras furados, palha, bugalhas, pinhas, bambu, pedras de xisto, musgo seco, … ao que as mesmas corresponderam positivamente. Os alunos, elaboraram o projeto do seu “Hotel de Insetos”, que depois construíram com o auxílio de dois biólogos do CISE. Depois de construído colocaram-no junto à horta Bio.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As turmas do 5º ano, na disciplina de Ciências Naturais realizaram três aulas na Horta Bio, onde puderam ter contacto com as práticas da produção agrícola biológica, identificar as diferentes espécies de hortícolas, aromáticas e infestantes; compreender a importância da proteção e conservação da Biodiversidade vegetal e estudar a influência dos fatores abióticos no desenvolvimento das plantas.
As aulas foram orientadas pela professora da disciplina e pela professora dinamizadora
da Horta Bio.
Os alunos tiveram a oportunidade de degustar produtos da horta; conhecer as ervas aromáticas existentes e qual a sua função, observar as armadilhas para afugentar as toupeiras; os comedouros/bebedouros para atrair biodiversidade na horta e o Hotel de Insetos. Viram ainda, como é realizada a compostagem na horta.
Foi feita a sensibilização para a importância do consumo de hortícolas, da importãncia da substituição da utilização do sal pela utilização de plantas aromáticas/condiimentares e da importãncia da utilização da prática agrícola biológica em termos de preservação ambiental.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
No dia dezasseis de dezembro – Dia Eco-Escolas – em que a Horta Bio esteve aberta a toda a comunidade escolar, fez-se nas suas imediações uma plantação de espécies da floresta autóctone – carvalhos e medronheiros.
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta: um workshop sobre “Fauna Selvagem” promovido pelo Cervas, dirigido aos alunos do 5º ano e respetivos professores; visitas/aulas de Ciências Naturais na horta (turma 5º E), para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores abióticos que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; participação no concurso “Eu e o Ambiente”; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade; as turmas do 8ºano na disciplina de Ciências Naturais realizaram atividades experimentais para o estudo dos Fatores Abióticos no desenvolvimento das plantas e na disciplina de matemática estudaram as Funções e Equações através da medição semanal do crescimento das plantas; construção de comedouros, bebedouros, armadilhas para toupeiras, Hotel de Insetos com materiais reutilizáveis, para colocação na horta; alimentação dos animais existentes na escola (galinhas, galos, cabras e patos) com os resíduos da horta; construção da planta da Horta Bio pela turma do 5ºE na disciplina de EV/ET; construção de placas em madeira identificativas das espécies arbustivas e arbóreas autóctones existentes no espaço escolar pelas turmas do oitavo ano; realização de pesquisas sobre espécies a plantar, as suas exigências e ciclo de vida; produção e exposição de trabalhos sobre a biodiversidade vegetal e animal da região; …
De realçar a colaboração das famílias que nos doaram sementes e plântulas, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …) e as parcerias estabelecidas com o CISE e com o CERVAS.
Também fizemos a germinação das sementes, para posterior transplantação na horta.
Desenvolvemos atividades experimentais nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
A confeção de refeições com os produtos da horta, pelos alunos do curso profissional de Pastelaria/Restauração, degustadas no restaurante pedagógico aberto à comunidade, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Fizemos várias colheitas para mercados bio na escola. Plantámos canteiros de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores. Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, construímos mais um Hotel de Insetos Polinizadores que foi colocado junto à estufa, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
15.1. Link para a página da horta: