saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2011
2. Área aproximada da horta (m²):
10 m2 aproximadamente
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Existe um projeto específico para
3.3. N.º de alunos envolvidos:
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O fato de serem os alunos a tratar de todo o processo envolvido na Horta do colégio, proporciona-lhes uma motivação maior pelo interesse da mesma e, posteriormente, um incentivo para uma alimentação mais saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano letivo foi criado o projeto A Horta do Colégio. Todos os alunos do Jardim de Infância vão periodicamente, de uma forma repartida e organizada, à horta, e são eles que se encarregam de todo o tratamento preciso: semear, plantar, cuidar, regar e colher.
7. Como é feita a preparação do solo?
No solo existe terra anteriormente comprada (e, inicialmente, terra aproveitada da horta anterior). O tratamento do solo é feito apenas com adubo/ compostagem orgânica.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sempre que necessário colocamos as cascas das frutas e legumes que são descascados diariamente na cozinha da escola e vamos alternado com terra.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantámos, no outono, couves de vários tipos.
A partir da primavera, plantámos morangos, tomateiros, batatas, alfaces, cenouras e alho.
Semeámos também feijão e milho.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são posteriormente utilizados para consumo pelos alunos da escola, principalmente em sopas e saladas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos dois pequenos regadores para as crianças regarem a horta. É também utilizada uma mangueira, se necessário.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Até a data nunca apareceram pragas nem doenças. O adubo e o café utilizados serviram para prevenir o seu aparecimento.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O Projeto A Horta do Monte Flor foi consideravelmente importante, para que todas as crianças do Jardim de Infância fossem envolvidas, ao longo do ano letivo, no processo de manutenção da horta. Assim, foi dada a todos a oportunidade de, com esse acompanhamento, em diversos momentos, adquirirem conhecimentos e técnicas, que contribuíram para o interesse e motivação sobre uma alimentação saudável e sustentável.
Atividade 2:
Descrição:
O Projeto A Horta do Monte Flor foi consideravelmente importante, para que todas as crianças do Jardim de Infância fossem envolvidas, ao longo do ano letivo, no processo de manutenção da horta. Assim, foi dada a todos a oportunidade de, com esse acompanhamento, em diversos momentos, adquirirem conhecimentos e técnicas, que contribuíram para o interesse e motivação sobre uma alimentação saudável e sustentável.
Atividade 3:
Descrição:
O Projeto A Horta do Monte Flor foi consideravelmente importante, para que todas as crianças do Jardim de Infância fossem envolvidas, ao longo do ano letivo, no processo de manutenção da horta. Assim, foi dada a todos a oportunidade de, com esse acompanhamento, em diversos momentos, adquirirem conhecimentos e técnicas, que contribuíram para o interesse e motivação sobre uma alimentação saudável e sustentável.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: