Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI do Linhó (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2021/2022

2. Área aproximada da horta (m²):

não se sabe

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

todos dos docentes da EB1 do Linhó ; uma AO da EB1; todas as monitoras da CAF ( nas interrupções)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, matemática, formação pessoal e social, língua portuguesa

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidos, em situações de âmbito mais estrutural. Ex. lavrar a terra, ir buscar estrume, etc

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nos alunos: a importância da biodiversidade; aprenderam que as plantas podem ser semeadas e plantadas , observar o tempo de crescimento das mesmas; identificam as diversas plantas que há na horta; aprenderam que há flores comestíveis; aprenderam que há vários tipos de folhas, caules e raízes; adoram ir à horta ver se as plantas cresceram.
Na comunidade: os pais gostam que os alunos tenham este contato com a horta; ajudam quando é solicitado algo; apreciam tudo aquilo que é feito;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta foi dividida mais ou menos em 11 canteiros (número de turmas). Cada turma cuida de um canteiro por semana – sistema rotativo

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita com a ajuda dos pais no início da primavera ou pelos Docentes e AOS responsáveis pela horta

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomates, alho francês, batata, morangos, ervas aromáticas, cebolas, cenouras, nespereira e flores

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

não se quantifica

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São confeccionados na escola, sopas, saladas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Essencialmente rega gota a gota . Instalação feita pelos Encarregados de educação

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos, semearam ou plantaram, colhem os legumes, e são confeccionados os produtos da horta na escola .

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observam o crescimento das várias plantas que plantaram ou semearam;

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: