Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º Ciclo: Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

103 alunos.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação são convidados a colaborar na limpeza da horta, bem como com a disponibilização de plantas ou sementes e ainda no próprio processo de cultivo. Normalmente é convidado um pai que tenha conhecimentos a nível da agricultura biológica, de forma a transmitir os seus conhecimentos do processo de cultivo aos alunos, levando-os a experimentar. Posteriormente, são os alunos, com a orientação do professor, que são responsáveis pela manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem um impacto positivo nos alunos, uma vez que lhes proporciona um contacto direto com a terra e com os animais. A maioria das crianças, em suas casas, não tem a possibilidade de ter este tipo de experiências, que são, sem dúvida, essenciais para um crescimento integral das mesmas.
A horta possibilita a compreensão de conteúdos explorados no domínio do estudo do meio, nomeadamente, no que concerne às temáticas relativas aos animais e às plantas. Na verdade, as crianças aprendem muito melhor se puderem verificar in loco, experimentando e acima de tudo fazendo. Algo que só é possível graças à existência de uma horta na escola. Exemplos concretos disso são a descoberta das fases de desenvolvimento de uma planta, os cuidados a ter com a mesma ou com os animais.
São também promovidas, através deste tipo de atividades, competências de autonomia e responsabilização pessoal, competências estas que vão ao encontro do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
A horta também proporciona a interdisciplinaridade entre áreas, desde o estudo do meio, passando pela cidadania e desenvolvimento, português, culinária, entre outras.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em 6 canteiros que são da responsabilidade individual de cada turma da escola (alunos e respetivo professor). Tem também um galinheiro, sendo a alimentação das galinhas e patos da responsabilidade dos alunos (rotativamente).
Há ainda um compostor, cuja manutenção também é da responsabilidade dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial a preparação do solo é realizada com o apoio dos encarregados de educação. Este processo é feito alternadamente pelos alunos de cada turma, com o apoio dos pais e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com folhas secas das árvores que estão na horta, bem como com cascas de frutas e legumes que restam na cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são diversas, nomeadamente, árvores (anoneiras, loureiro, arassaleiro, bananeira); batatas, feijão, curgete, abóboras, alface, cebola, ervas de chá, morangueiro, entre outras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não existe pesagem dos produtos produzidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para confeção de pratos saudáveis com os alunos e utilização na cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na localidade de Santana chove muito, por isso não é necessário muita rega. Contudo, em épocas mais quentes a rega é realizada pelos alunos, sempre que preciso, de acordo com as necessidades específicas de cada cultura.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mensalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com os produtos que são cultivados na horta os alunos costumam confecionar sopas, saladas diversas, com o intuito de consumirem nas suas refeições feitas na escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

São realizadas algumas aulas na horta, nomeadamente, aquando a abordagem dos temas relativos às fases de desenvolvimento das plantas, bem como aquando a exploração dos cuidados a ter com os animais e plantas. Os alunos observam in loco todo este processo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: