Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária Braamcamp Freire (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Horticultura e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Melhora a literacia sobre a agricultura biológica (conceito e práticas); Introdução dos conceitos de circularidade; Reconhecer a importância do solo; Melhora a inclusão.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta pedagógica de Escola Secundária Braamcamp Freire é dinamizada pelas turmas do projeto PIEF ( 2º e 3º ciclos) e pelas turmas do Centro de Apoio á Aprendizagem (3º ciclo e Secundário).

7. Como é feita a preparação do solo?

São os alunos mais velhos que preparam o solo e a fertilização é feita com uma "compostagem" muito caseira, onde se colocam folhas e ervas secas

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ao ar livre, num pequeno espaço, onde se amontoa folhas e ervas secas obtidas da limpeza dos espaços verdes adjacentes à horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Durante todo o ano cultivou-se: Alfaces, coentros, tomilho, couve galega, couve lombarda, salsa, cebolas, ervilhas, favas, rabanetes,brócolos, feijão verde, abóboras, batata, alho francês, tomate, curgete e nabiças.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Poucas quantidades, 1 ou 2 kg de cada variedade, apenas de subsistência de horta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O produtos são distribuídos ou pelos alunos que participam ou dados a professores que generosamente contribuem para a compra de plantas e sementes para a horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme os horários dos intervenientes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões. Está a ser combatida com borrifadelas de uma solução aquosa de sabão neutro, extremamente diluída (1 colher de sopa para 1,5 L de água).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Promove a inclusão e desperta a curiosidade dos alunos. Há alunos que nunca tinham visto uma horta e passam por ela, observam as espécies e posteriormente, indagam sobre estas, e revelam interesse em participar...se tivessem mais tempo livre!

15.1. Link para a página da horta: