saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2014/15
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias estão envolvidas na ajuda da limpeza dos espaços à volta da horta, sempre que necessário.
Há pais que fertilizam a terra com estrume de cavalo e prepararam-na para o cultivo. As famílias contribuem com sementes e plantas trazidas pelas crianças.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A implementação de uma horta biológica no jardim de infância tem um impacto muito positivo na comunidade e nos alunos. É notável o entusiasmo e interesse demonstrado pelas crianças ao cuidarem da horta, levando-as a desenvolver habilidades importantes, como a responsabilidade e a consciência ambiental. Além disso, a horta oferece uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a importância da alimentação saudável e da origem dos alimentos. A interação com a horta leva os alunos a compreenderem melhor o processo de cultivo de alimentos, a valorizarem o trabalho dos agricultores e a perceberem a importância de preservar e proteger o meio ambiente. Por outro lado, a horta também contribui para a criação de uma relação mais próxima entre a escola e a comunidade, já que muitos pais demonstram interesse em adquirir os legumes produzidos pelas crianças. De facto, a horta biológica no jardim de infância representa uma iniciativa importante para todos os envolvidos, sendo um exemplo de educação sustentável e consciente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta no jardim de infância é organizada em equipas. No nosso jardim de infância como temos duas salas, foi criada uma estratégia de divisão de tarefas, chamada "Brigadas Verdes". No início da semana, são distribuídas tarefas pelas crianças das duas salas que determina quem fica responsável pela manutenção e cuidados da horta, pela rega e por levar os resíduos para o compostor. Essa organização permite que todas as crianças possam participar e aprender com as atividades relacionadas à horta, independentemente da idade ou habilidade individual. Além disso, essa estratégia permite uma melhor coordenação entre as educadoras, uma vez que as tarefas são distribuídas com antecedência e de forma equilibrada entre as duas salas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita em colaboração com os Encarregados de Educação, a Associação de Pais e a Junta de Freguesia de Vale de São Martinho, que disponibilizam os recursos humanos necessários e máquinas agrícolas adequadas para essa tarefa. É essencial que a terra seja revolvida, eliminando-se pedras e torrões, além de ser fertilizada com adubo orgânico. Com a preparação cuidadosa do solo, é possível garantir um ambiente favorável ao crescimento das plantas, proporcionando uma horta saudável e produtiva ao longo do ano.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a educação ambiental, o Gabinete de Sensibilização Ambiental de Famalicão ofereceu um compostor que se encontra no local da horta. As educadoras tem formação em compostagem e as crianças são incentivadas a participar no processo de recolha de resíduos orgânicos, como restos e cascas de frutas, papel das mãos e folhas e ramos secos, que são levados no balde todas as semanas. Não esquecendo de revolver os resíduos e pôr água quando necessário.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano semeamos e transplantamos:
Cebola, pimentos, alfaces, batatas, batata doce, beterraba, cenouras, curgetes, tomate cherry e morangos
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
O peso dos legumes devem ter, aproximadamente, 3/4 kg de cada, sendo que alguns legumes, plantados mais tarde, ainda se encontram em fase de crescimento como pimentos, batata doce e morangos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Após a colheita dos legumes da nossa horta, confecionamos saladas saudáveis e saborosas com a ajuda das crianças para comerem. Incentivamos as crianças a participarem na venda dos legumes às famílias, promovendo a compreensão do processo de venda de alimentos de forma sustentável e responsável e explorar noções matemáticas, como a contagem e a classificação por tamanho e cor.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com o objetivo de ser sustentável e consciente, utilizamos a água da chuva( temos duas caixas para esse efeito) para a rega das flores e árvores no espaço do recreio. Já para a horta, como esta está situada fora do espaço do Jardim de Infância, contamos com um fontanário público para as regas necessárias. Assim, ensinamos às crianças sobre a importância da preservação dos recursos naturais e de práticas sustentáveis.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente quando vamos retirar as ervas daninhas e fazer a manutenção da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Nada a registar
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Nada a registar
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Montamos uma banca na entrada do Jardim de Infância. As cenouras e alfaces estão prontas para a nossa primeira feira. As crianças estão vestidas a preceito e ansiosas pela chegada dos "clientes".
Tivemos crianças e famílias felizes.
Atividade 2:
Descrição:
Foi a primeira vez que as crianças depois de colher as alfaces, preparam com entusiasmo a salada. Lavaram e a seguir cortaram com as mãos, para as folhas ficarem mais pequenas e puseram na saladeira para ser comida ao almoço. Pretendemos continuar esta atividade pelo menos uma vez por semana.
Atividade 3:
Descrição:
Desde o entusiasmo inicial até à corrida divertida para calçar as galochas, cuidar da nossa Horta tem sido uma experiência enriquecedora para as crianças. Neste ambiente, as crianças têm aprendido importantes competências sobre responsabilidade, trabalho em equipa e respeito pela natureza. Plantar, regar e cuidar das plantas conhecem o o ciclo de vida, observação e paciência. Além disso, ao colher os frutos e vegetais que cultivamos com tanto carinho, descobrimos a gratificação de comer algo que nós mesmos cultivamos. Através das atividades na Horta, estão a aprender de forma prática e divertida sobre a importância da alimentação saudável e do cuidado com o meio ambiente.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Uma horta no Jardim de Infância traz inúmeros benefícios para as crianças entre os 3 e os 6 anos. Além de ser uma experiência prática e lúdica, permite-lhes desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais de forma integrada.
Ao plantarem e cuidarem das plantas, as crianças aprendem sobre o ciclo de vida, compreendendo a importância da água, do sol e dos nutrientes para o crescimento saudável das plantas. Essa vivência desperta a curiosidade científica, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de observação.
Além disso, a horta proporciona o contacto direto com a natureza, promovendo o respeito pelo meio ambiente e a consciência ambiental desde cedo. As crianças aprendem sobre a importância da sustentabilidade, da reciclagem e da preservação dos recursos naturais.
15.1. Link para a página da horta:
A informação sobre a horta e respetivas fotos são partilhadas numa página da escola (grupo privado reservado aos pais/enc. educação no Facebook. .