Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância Casal Moinho (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde dezembro de 2022

2. Área aproximada da horta (m²):

27m 2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Para plantar e semear as aromáticas e hortícolas, contámos com a colaboração de uma Encarregada de Eduação que é agricultora.Esta Encarregada de Educação vai ao jardim de infância diariamente,sempre que temos duvidas questionamos.
As restantes famílias colaboraram com algumas ervas aromáticas para plantar, assim como com cascas de ovos para fertilizar a terra e afastar caracóis e lesmas.
Todas as familias têm o Link do site da horta e podem acompanhar todas as atividades em redor da mesma.
Para além do site ,são partilhadas fotos no WhatsApp , no grupo criado para o jardim de infância.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Denota-se uma maior preocupação ne preservação do meio ambiente e na adoção de práticas sustentáveis, essenciais para nossa vida no planeta.
A horta proporciona às crianças o contacto com a natureza, ao lidarem com a terra, com as plantas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem.
Possibilidade de vendermos os legumes da horta junto da comunidade educativa, valorizando a agricultura biológica.
Confeção de refeições com os produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta , está organizada em 5 grupos com 5 crianças. Cada grupo tem um lider que com a ajuda do adulto distribui as tarefas ( arrancar ervas daninhas, plantar, colher os legumes, regar).
Uma vez por semana , sempre que as condições climatéricas permitem , procedemos à manutenção da horta

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente ,contámos com a colaboração dos jardineiros da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia para a limpeza dos terrenos.
A limpeza, neste momento é feita pelas crianças e os adultos.
O solo foi fertilizado com estrume de cavalo(Junta de freguesia Atouguia da Baleia).
Para fertilizar o solo utilizámos também , cascas de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas: salsa, coentros, mangericão, hortelã.
Horticolas: alho Françês, couve coração, couve roxa, repolho roxo, alface roxa, alface frisada, brocolos, ,cenouras, cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

cebola roxa e branca 3Kg
Couve coração 8 Kg
couve roxa- 6Kg
Alface roxa e alface frisada - 9Kg
Brocolos 1Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As alfaces ,as couves e as cebolas foram vendidas na comunidade educativa.
Confeção de sopa .

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada duas vezes por semana quando não chove.
Sistema de rega gota a gota acionado no mês de março.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma vez, por semana, quando procedemos à limpeza e manutenção da horta, verificamos sempre se as
horticolas estão a ser atacadas por pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataque de caracois e lagartas.
Para combater, colocámos cascas de ovos e café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alfaces as couves e as cebolas colhidas foram vendidas junto da comunidade educativa, para angariação de dinheiro para comprar novos produtos para a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fizemos sopa com a primeira couve que colhemos.
Os Encarregados de Educação contribuiram com os restantes legumes necessários para a sopa ( cenouras, batatas, courgette, chuchu, cebola)
As crianças fizeram o registo dos legumes utilizados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Espantalho
Desde o inicio da criação da horta que as crianças manifestaram interesse pela realização de um espantalho.
Com a chegada da primavera, resolvemos fazer o espantalho para a nossa horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica, torna o espaço exterior do jardim de infância aprazivel .
Desperta o interesse da Comunidade Educativa.
Os produtos colhidos são proprios para consumo.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/view/anossahorta/in%C3%ADcio