Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1 Dr. Catela Gomes (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Disciplinas envolvidas: Português/Estudo do Meio
Participantes: Alunos do 2º H, pais/avós, Professora Titular, Auxiliares
De acordo com o previsto no PADDE e dando uso aos computadores que os alunos receberam, após saberem que as couves estavam prontas para colher, resolveram pesquisar receitas na internet e perguntar aos pais/avós receitas onde as pudessem utilizar.
Após essa pesquisa, estiveram na cozinha, com o apoio das auxiliares para aprenderem e ajudarem a confecionar a sopa.
Os alunos revelaram bastante interesse e estiveram motivados ao longo das atividades.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Disciplinas envolvidas:Português e Expressão Plástica - ao longo do 2º semestre
Participantes: Alunos do 4º ano, Professoras Titulares, Professora de Expressão Plástica
Os alunos do 4º ano, após lerem a obra o "Espantalho Enamorado" e em interdisciplinaridade com a Expressão Plástica, tiveram a ideia de começar a construir o Espantalho para a nossa Horta. Trouxeram materiais de casa e roupas e puseram mãos à obra.
Esta atividade ainda se encontra a decorrer.
Os alunos têm estado bastante ativos, tendo sempre ideias de como melhorar o nosso espantalho e finalizá-lo.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Disciplinas envolvidas: Matemática;
Participantes: Alunos do 2ºG; Professora Titular
Neste dia, os alunos do 2º G aplicaram os conhecimentos que adquiriram na disciplina de Matemática (unidades de medida, área, perímetro), tendo feito as medições dos canteiros, para posteriormente calcularem o perímetro e a área da horta escolar.
Os alunos estavam entusiasmados e motivados para realizar medições na horta.
Primeiramente foram deixados mais livres para medirem o que quisessem e posteriormente receberam indicações do que teriam de medir.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: