Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 Dr. Catela Gomes (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

7

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

209

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com o fornecimento de materiais necessários à manutenção e expansão da horta. Sem periodicidade específica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostram empenho e motivação desde a plantação até à colheita incluindo o aproveitamento dos alimentos nas suas refeições.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Atendendo que na escola existem dois turnos (manhã e tarde), temos a brigada verde constituída por quatro elementos (2 alunos da manhã e 2 alunos da tarde) que são responsáveis por verificar as necessidades diárias da horta. Existe uma colaboração entre professores e funcionários na limpeza da horta assim como na orientação das tarefas distribuidas pelos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizada uma limpeza periódica da terra, arrancando ervas daninhas. A Terra utilizada já vem devidamente preparada para as sementeiras. Utilizamos como fertelização o liquido resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas que retiramos do recreio, troncos recolhidos na rua depois das podas, borra de café, restos de frutas e cascas das refeições dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, cebolas, couve galega, feijão, favas, ervilhas, tomate cherry, alface roxa e verde, morangos, framboeseira e um conjunto variado de ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

De acordo com os produtos plantados na horta será aproximadamente entre 7 a 10kgs.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para o refeitório dos alunos e quando existe em escesso os alunos levam para casa e partilham com a sua família.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos bidons que recolhem a água da chuva e depois é gerida para rega, consoante as necessidades e disponibilidades.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A Junta de Freguesia, semestralmente, ou quando é solicitado, faz a monitorização de pragas no espaço escolar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade: Pesquisa de receitas e confeção de sopa
Disciplinas envolvidas: Português/Estudo do Meio
Participantes: Alunos do 2º H, pais/avós, Professora Titular, Auxiliares
De acordo com o previsto no PADDE e dando uso aos computadores que os alunos receberam, após saberem que as couves estavam prontas para colher, resolveram pesquisar receitas na internet e perguntar aos pais/avós receitas onde as pudessem utilizar.
Após essa pesquisa, estiveram na cozinha, com o apoio das auxiliares para aprenderem e ajudarem a confecionar a sopa.
Os alunos revelaram bastante interesse e estiveram motivados ao longo das atividades.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade: Espantalheta
Disciplinas envolvidas:Português e Expressão Plástica - ao longo do 2º semestre
Participantes: Alunos do 4º ano, Professoras Titulares, Professora de Expressão Plástica
Os alunos do 4º ano, após lerem a obra o "Espantalho Enamorado" e em interdisciplinaridade com a Expressão Plástica, tiveram a ideia de começar a construir o Espantalho para a nossa Horta. Trouxeram materiais de casa e roupas e puseram mãos à obra.
Esta atividade ainda se encontra a decorrer.
Os alunos têm estado bastante ativos, tendo sempre ideias de como melhorar o nosso espantalho e finalizá-lo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Matemática na Horta
Disciplinas envolvidas: Matemática;
Participantes: Alunos do 2ºG; Professora Titular
Neste dia, os alunos do 2º G aplicaram os conhecimentos que adquiriram na disciplina de Matemática (unidades de medida, área, perímetro), tendo feito as medições dos canteiros, para posteriormente calcularem o perímetro e a área da horta escolar.
Os alunos estavam entusiasmados e motivados para realizar medições na horta.
Primeiramente foram deixados mais livres para medirem o que quisessem e posteriormente receberam indicações do que teriam de medir.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Está em desenvolvimento a plantação de árvores em pacotes reciclados.

15.1. Link para a página da horta: