Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica 2º, 3º Ciclos José Saraiva (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

As atividades na horta começaram a 20 de outubro de 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvidos na horta manifestam interesse e empenho nas tarefas realizadas e entusiasmo pela evolução que observam. Os momentos de colheita são a ocasião de maior alegria e satisfação, permitindo aos alunos experimentar alimentos produzidos por eles, alguns dos quais nunca tinham comidos crus.
Quando os alunos levam alimentos da horta para consumir em casa, referem que o sabor é muito bom.
Toda a comunidade escolar demonstra interesse e satisfação pelos resultados alcançados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos e professores todos os dias em que o clube funciona. Nos restantes, o funcionário rega quando necessário.
A atribuição das tarefas é feita de acordo com as idades dos alunos (5º ao 9º ano). Os alunos mais velhos foram mentores dos mais novos.
A definição e atribuição de tarefas dependeu das condições meteorológicas e da evolução das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, a zona da horta tinha escalracho e o solo era muito compacto, tendencialmente argiloso.
O solo foi cavado mecanicamente e foi necessário retirar manualmente o escalracho.
O primeiro canteiro foi plantado sem adição de matéria orgânica.
A primeira matéria orgânica adicionada foi folhada recolhida nas imediações da escola. Posteriormente, conseguimos uma doação de estrume de cavalo e também colocámos pontualmente borras de café para melhorar a textura.
O horto municipal doou composto que foi sendo colocado no terreno, à medida que expandíamos a horta.
As faveiras e ervilheiras que já terminaram de produzir, foram arrancadas para enterrar e fazer sideração.
O composto que começámos a produzir será adicionado ao solo assim que estiver pronto.
É feito o arejamento da camada superficial, sem destruir os "torrões".

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos verdes provenientes da cantina, do bar, borras de café do estabelecimento próximo à escola, de resíduos verdes (legumes e fruta, cascas de ovos e borras de café) trazidos de casa, na proporção de 2 para 3 de resíduos castanhos (resultantes das podas e do corte de relva no recinto exterior da escola, da recolha de folhas feita em zonas próximas). Nos dias de funcionamento do clube da horta é feita a monitorização do processo, medindo-se a temperatura, verificando a humidade e procedendo ao arejamento.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Várias variedades de alface, couve lombarda, couve penca, couve galega, faveiras, ervilheiras, abóbora Hokkaido, espinafres, rúcula, brócolos, curgete, batateiras, batata-doce, tomateiros, morangueiros, pimenteiros, hortelã, erva cidreira, pepineiros, manjericão, alecrim, beterraba, funcho, salsa, coentros, erva-príncipe, cravo-túnico, murta, alfazema, arruda, funcho, alho-francês, crisântemos, tomatilho, milefólio, cebolinho, tomilho, gerânio.
Já colhemos todos os rabanetes e nabiças.


9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - 15kg
brócolos - 4kg
salsa - 500 g
coentros - 200g
rúcula - 500g
espinafres - 700g
funcho - 1kg
couve lombarda - 5kg
batata - 6kg
rabanetes - 1kg
nabiças - 2kg
morangos
ervilhas - 4kg
favas - 3kg
beterraba - 2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serviram para angariar fundos para as despesas e para um almoço com os alunos.
Os alunos puderam colher e levar produtos da horta para sua casa, atividade sempre muito intensa.
Quando houve falta de alface para a elaboração das sandes no bar, a nossa horta providenciou-as.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente não tínhamos nada e nem verba para adquirir um reservatório que muito ambicionávamos. Armazenávamos água da chuva em baldes e recipientes emprestados que usávamos para regar. Complementávamos com água da torneira.
Posteriormente, cederam-nos um reservatório usado e, mais tarde, outro. É feita a recolha de águas pluviais através da caleira da casinha anexa à horta e de uma montagem improvisada de um sistema de canalização.
A rega é logo de manhã ou ao fim do dia. Nos dias mais quentes, ou em que não há clube, o sr. Sérgio rega, com a ajuda dos alunos que aparecem.


12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta dos sinais que as plantas apresentam.
Sempre que temos atividades na horta (2ª, 5ª e 6ª feiras) e quando é feita a rega e a colheita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Afídeos das faveiras - pulverização com mistura de água e sabão.
lesmas nas couves e alfaces - cascas de ovos trituradas ao redor da planta, no solo.
lagarta nas couves - esmagamento das lagartas, deixando os restos no local, odor a cadáver repele.
tomateiros - plantação de manjericão e cravo-túnico.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Colheita e lavagem de produtos para venda, dez vezes, 30 alunos - atividade muito importante pois permitiu mostrar a toda a comunidade os bons resultados da horta, recompensando o investimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação de saladas com alfaces, beterraba, salsa, hortelã, rúcula e funcho, para o almoço do clube da horta, uma vez, 32 alunos - atividade muito significativa para os alunos que permitiu um convívio salutar, usufruindo do proveito económico gerado numa pequena produção.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Visita de uma agricultora que faz produção em modo biológico, uma vez, mais de 100 alunos, oito professoras e um funcionário - muito pertinente por todas as sugestões práticas e ensinamentos e partilha de plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta possui um hotel de insetos, um canteiro de melíferas nas proximidades e um espantalho batizado de Alfredo.
A horta está nas imediações de um campo onde os alunos jogam à bola e não há rede de proteção. No entanto, apesar das bolas causarem alguns danos, os alunos (a escola tem mais de 900) respeitam o espaço.
Os alunos do 9º ano pediram para criar uma página no Instagram para verem a evolução da horta após seguirem para outra escola.

15.1. Link para a página da horta:

Alguma informação pode ser consultada na página da biblioteca em https://sites.google.com/aeds.pt/bibliotecajossaraiva/projetos-20222023/eco-escolas?authuser=0 e https://www.facebook.com/people/Biblioteca-Escolar-Jos%C3%A9-Saraiva/100063626288357/