Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica 2º, 3º Ciclos José Saraiva (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quando os alunos levam alimentos da horta para consumir em casa, referem que o sabor é muito bom.
Toda a comunidade escolar demonstra interesse e satisfação pelos resultados alcançados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A atribuição das tarefas é feita de acordo com as idades dos alunos (5º ao 9º ano). Os alunos mais velhos foram mentores dos mais novos.
A definição e atribuição de tarefas dependeu das condições meteorológicas e da evolução das culturas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi cavado mecanicamente e foi necessário retirar manualmente o escalracho.
O primeiro canteiro foi plantado sem adição de matéria orgânica.
A primeira matéria orgânica adicionada foi folhada recolhida nas imediações da escola. Posteriormente, conseguimos uma doação de estrume de cavalo e também colocámos pontualmente borras de café para melhorar a textura.
O horto municipal doou composto que foi sendo colocado no terreno, à medida que expandíamos a horta.
As faveiras e ervilheiras que já terminaram de produzir, foram arrancadas para enterrar e fazer sideração.
O composto que começámos a produzir será adicionado ao solo assim que estiver pronto.
É feito o arejamento da camada superficial, sem destruir os "torrões".
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Já colhemos todos os rabanetes e nabiças.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
brócolos - 4kg
salsa - 500 g
coentros - 200g
rúcula - 500g
espinafres - 700g
funcho - 1kg
couve lombarda - 5kg
batata - 6kg
rabanetes - 1kg
nabiças - 2kg
morangos
ervilhas - 4kg
favas - 3kg
beterraba - 2kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os alunos puderam colher e levar produtos da horta para sua casa, atividade sempre muito intensa.
Quando houve falta de alface para a elaboração das sandes no bar, a nossa horta providenciou-as.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Posteriormente, cederam-nos um reservatório usado e, mais tarde, outro. É feita a recolha de águas pluviais através da caleira da casinha anexa à horta e de uma montagem improvisada de um sistema de canalização.
A rega é logo de manhã ou ao fim do dia. Nos dias mais quentes, ou em que não há clube, o sr. Sérgio rega, com a ajuda dos alunos que aparecem.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que temos atividades na horta (2ª, 5ª e 6ª feiras) e quando é feita a rega e a colheita.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
lesmas nas couves e alfaces - cascas de ovos trituradas ao redor da planta, no solo.
lagarta nas couves - esmagamento das lagartas, deixando os restos no local, odor a cadáver repele.
tomateiros - plantação de manjericão e cravo-túnico.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta está nas imediações de um campo onde os alunos jogam à bola e não há rede de proteção. No entanto, apesar das bolas causarem alguns danos, os alunos (a escola tem mais de 900) respeitam o espaço.
Os alunos do 9º ano pediram para criar uma página no Instagram para verem a evolução da horta após seguirem para outra escola.
15.1. Link para a página da horta: