Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI do Alto do Moinho (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Para além desta horta, existe uma outra na escola já criada em anos letivos anteriores.

2. Área aproximada da horta (m²):

Superior a 50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm conhecimento sobre os trabalhos práticos na horta da nossa escola e é pretendida a colaboração de todos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Acreditamos que a horta na escola funciona como um ótimo recurso didático. Este projeto proporciona diversos benefícios. O contacto direto dos alunos com a terra e com as plantas possibilita-os de perceber a realidade e que cuidados devem ser postos em prática. Desta forma, acreditamos que os alunos se tornam mais conscientes sobre os impactos das suas ações no meio ecológico.
As crianças demonstraram grande interesse em tratar, plantar e regar da horta, bem como, em acompanhar o crescimento das plantas e investigar sobre a sua identificação. É demonstrada grande curiosidade e iniciativa por todos, já que para a maior parte, é uma experiência única.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está a cargo dos alunos do 3.º B, em cooperação com a responsável de turma, que os coordena de forma a que as tarefas planificadas sejam repartidas e articuladas de acordo com as necessidades: tratar do solo, semear, plantar, regar e colher.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com base na limpeza através da utilização de utensílios agrícolas próprios. As ervas daninhas são retiras e o solo é preparado para receber novas culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semearam-se batatas, cebolas, alfaces, hortelã, girassóis, morangueiros e uma árvore de fruto.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

12kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serão consumidos na escola pelos pequenos agricultores.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água da chuva para regar as plantas. Quando não chove, os alunos disponibilizam de uma fonte de água com mangueira, para regar em caso de necessidade, após uma avaliação diária.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Na horta foi criado um canteiro com plantas aromáticas, nomeadamente a hortelã, com o propósito de também repelir algumas espécies de insetos que possam ser prejudiciais às culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Diálogo com os alunos sobre a importância da Agricultura Biológica e elaboração de um plano com tarefas a pôr em prática para uma melhor organização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sempre que se considerou oportuno, a turma do 3.º B passou pela horta para consolidar conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta da nossa escola continua a ser um espaço que proporciona experiências e aprendizagens: sensibiliza as crianças para a sustentabilidade biológica, contribui para o desenvolvimento pessoal e social e para a educação alimentar.

15.1. Link para a página da horta: