saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
aproximadamente 30 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Físico-química, a Oficina de C3 do 5.º ano e a área de Autonomia Pessoal e Social dos alunos de com adaptações curriculares significativas (ACS) do 3.ºCiclo.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
5 alunos de forma permanente (alunos com ACS), duas turmas de 7.º ano e uma de nono, de forma menos permanente e 4 turmas de 5.º ano que em regime de oficina colaboram com construção de hotéis de insetos e com sementeiras em viveiro.
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo de todo o processo – doando as espécies a plantar, partilhando os saberes, emprestando ferramentas agrícolas que a escola não tinha. Colaboram ainda enviando pelos alunos restos de vegetais, capsulas de café, outros, para colocar no compostor.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano a horta obrigou-nos a ser mais criativos porque ficámos sem o espaço que lhe estava destinado. Tivemos de reaproveitar e regenerar antigos espaços que foram ajardinados e que estavam em abandono . Este aspeto foi importante pois permitiu aos alunos ver que de algo pouco valorizado, se o cuidarmos conseguimos ter sucesso; permitiu também ver que podemos fazer uma horta muito facilmente em casa, sem ter propriamente um terreno. Possibilitou contactarem com práticas não evasivas do solo e do ambiente e acima de tudo compreender que "quando o homem sonha a obra nasce" - foi com muita dedicação e esforço, mas os resultados compensaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, os alunos de medidas adicionais estavam organizados em escala para efetuaram a monitorização e realizar as necessárias atividades de manutenção (duas vezes por semana) , orientados pela docente de educação especial. As plantações e outras atividades mais específicas eram planificadas de modo a sempre que possível e pertinente envolvessem as turmas de onde provinham os alunos de medidas adicionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todos os procedimentos são realizados tendo por base os princípios da agricultura biológica. Quer na preparação, quer na limpeza e mobilização do solo são apenas utilizadas ferramentas manuais (este ano de pequena dimensão, tendo em conta que a horta se concretizou em pneus e outras estruturas de cimento). O solo estava abandonado há algum tempo e como tal estava bastante fraco e cheio de ervas que eclodem naturalmente nos solos. Todas as ervas foram cuidadosamente arrancadas e posteriormente o solo foi remexido e misturado com o composto feito na escola. As ervas que iam invadindo as plantações eram controladas, sendo arrancadas cuidadosamente, mal se observavam no meio das culturas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a compostagem são utilizados materiais provenientes da manutenção dos jardins escolares (relva, folhas de árvores), bem como resíduos orgânicos recolhidos - cascas/aparas de legumes, cascas de fruta, casca de ovos, etc.- sendo estes trazidos pelos alunos e professores. É ainda utilizado o “café” que os alunos retiram de cápsulas de café recolhidas na escola (trazidas por alunos e professores). Estes resíduos são colocados numa estrutura construída, em paletes, para o efeito, sendo feitas camadas alternadas as quais incluem também solo que a professora que monitoriza a horta e o compostor leva de um terreno seu. Sempre que necessário o “composto” é regado de modo a manter a humidade necessária à decomposição.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano temos cebolas, coentros, alfaces, salsa, orégãos, cenouras, beterrabas, couves e alho francês . Procurámos que estas espécies fossem dividas pela área em uso, sendo que em cada espaço há pelo menos duas espécies distintas. pelo meio há ainda girassóis e cravos túnicos. Temos também uma área limítrofe com morangueiros, outra com maracujás e outra com batatas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
30 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns foram vendidos à comunidade educativa, sendo o dinheiro para aquisição de outros bens de 1.ª necessidade para apoiar famílias carenciadas. Outros foram diretamente doados. Outros foram ainda utilizados no Laboratório de Saberes e Sabores (uma atividade de culinária dinamizada com os alunos que beneficiam de ACS), onde aprenderam a realizar várias receitas com produtos acabados de colher.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este teve períodos bastante chuvosos, pelo que uma boa parte do ano a rega não foi uma preocupação. A água da chuva apanhada nos beirais ou que caiu diretamente no solo onde a horta crescia, acautelou as regas até à chegada da primavera. Contudo, a seca e calor extremo que vieram nos meses da primavera obrigou-nos a ter de recorrer à água canalizada para que com a ajuda de um regador, regar as espécies plantadas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização das pragas é realizada semanalmente. A equipa dos alunos diretamente envolvidos duas vezes por semana fazia uma observação atenta para verificar vários aspetos, entre eles a presença de pragas. A deteção de alguma praga levava a um trabalho de pesquisa acerca da melhora forma de a “eliminar”, sem recorrer a químicos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Como a horta estava elevada do solo dado que foi realizada sobre estruturas “construídas” por dois pneus e outras por construções em cimento, as pragas foram muito poucas. Por ouro lado as consociações e as aromáticas serviram também de “controladores naturais” da horta, assim como as próprias “borras” do café que frequentemente eram deitadas no solo da horta. Ao longo de todo o processo constatamos apenas a presença de piolhos nas couves. Estes foram combatidos com o recurso a uma mistura de água com sabão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Laboratório de Saberes e Sabores (confeção de sopas e outros pratos)
Paralelemente à horta, realizou-se ao longo do ano uma atividade designada Laboratório de Saberes e Sabores, no qual, para além de todo um trabalho de pesquisa sobre benefícios para a saúde das espécies plantadas/cultivadas, foram também postas em prática algumas receitas. Destacam-se por exemplo, o batido de espinafres, ou bolo de beterraba.
Atividade 2:
Descrição:
Venda solidária (Feira na escola)
À medida que a horta nos ia retribuindo os esforço e as várias espécies podiam ser colhidas eram colocadas à venda na escola, para que a comunidade educativa as pudesse compra. O dinheiro reverteu para a aquisição de outros bens de 1.ª necessidade que viriam a integrar cabazes solidários a atribuir a famílias do agrupamento.
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na Horta
Sempre que oportuno a Horta serviu de palco para ensinar algumas práticas da agricultura biológica e para por em prática outros projetos paralelos– foi exemplo disso a construção de “ninhos” abrigados para pássaros, realizados numa atividade de projeto do 8.º ano que os alunos foram posteriormente distribuir em diversos locais da escola. O mesmo aconteceu com os hotéis de insetos, construídos pelos alunos de 5.º ano numa atividade de projeto, alunos estes que também fizeram diversas plantações em viveiro as quais foram depois transplantadas para a horta. Outra situação foi por exemplo a utilização do composto feito no ano letivo transato. A colocação deste no solo da horta permitiu aos alunos do 5.º de CN terem uma aula sobre as vantagens para o ambiente e para o homem deste tipo de fertilização.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta permitiu também a participação no desafio “Herbário da Horta”. Possibilitou ainda a exploração de enumeras outras competências em alunos que têm dificuldades em aprender pelas vias normais e precisam de concretizar para aprender. Várias competências de matemáticas, como contagens, pesagens, medições, cálculos de áreas de perímetros, trabalhar com dinheiro realização de compras, etc. forma facilitadas tendo a horta como sala de aula aberta ou como motor de motivação à aprendizagem em sala de aula “normal. A criação e manutenção do compostor foi outro processo de aprendizagem que servirá de mote a que em família os alunos queiram continuar com as práticas aprendidas na escola.
15.1. Link para a página da horta: