Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara (Praia da Vitória)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

53

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Matemática; Educação Visual e Tecnológica; Programas de

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Disponibilização de: plantio, cinza, farelo de madeira, borra de café e disponibilidade para ajudar. Interesse em manter-se informados sobre as atividades desenvolvidas na horta e visitas à horta, quando têm disponibilidade de comparecer na escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alimentação: oportunidade de conhecerem novos produtos que podem ser utilizados na alimentação.
Agricultura biológica: interesse em conhecer formas de proteger a horta sem utilizar produtos químicos e a importância dos polinizadores.
Arte: o modelo de construção da horta em forma de mandala, com a construção de caixas elevadas e a utilização da estilha de madeira à volta das caixas, para manter o máximo de humidade do solo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente 1 tempo letivo é destinado à manutenção da horta de forma rotativa entre as turmas que participam.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza: Remoção de plantas antigas nos espaços destinados ao cultivo e utilização de tela chão coberta com estilha de madeira para impedir o crescimento de plantas indesejadas e manter o máximo possível de humidade do solo.
Mobilização: É feita a mobilização nos espaços destinados ao cultivo, colocando composto orgânico no solo e misturando para aumentar o nível de nutrientes.
Fertilização: Uso de cinza, borra de café e composto orgânico, sempre que possível, do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostor ao ar livre delimitado por paletes destinado a erva e troncos de árvores.
Compostor oferecido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para as cascas de fruta, restos de hortaliças, etc. Entre a camada de verdes (cascas) é coberto por uma camada de castanhos (farelo de serra, folhas secas de árvores, etc)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba+rabanete+alface
Pepino+alface+rabanete
Acelgas+couve+mostarda
Tomate+rabanete+pimento+cravo túnico
Courgete+alface+beterraba+calêndula
Á volta da horta foram colocadas as seguintes ervas aromáticas:
- arruda
- alecrim
- orégãos
- lavanda
-sálvia ananás
- erva fita
- néveda
- tomilho

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 30 Kg de produtos produzidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na comunidade escolar para compra de sementes e outros materiais necessários para a horta, assim como um lanche destinado a todos os alunos envolvidos no trabalho da horta biológica.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos utilizam regadores. Nos meses de inverno a horta não necessita de muita rega, na primavera e verão a rega é gerida em função dos dias de chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Foi utilizada uma vez Bacillus para o controlo de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Algumas lagartas nas couves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas 3 feiras na escola com os produtos da horta biológica.
Cada feira implicou uma série de atividades: colheita dos produtos da horta; seleção dos produtos em condições para colocar na feira; pesagem dos produtos; pesquisa de informação sobre os produtos que iriam ser diponibilizados na feira (propriedades nutricionais e formas de utilização na alimentação); identificação do valor a atribuir a cada produto e contato com a comunidade educativa para venda dos produtos; cálculos envolvendo o dinheiro e registo das vendas efetuadas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta biológica constituiu um recurso de apoio à aprendizagem a diferentes disciplinas e níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 3º Ciclo. Foi possível observar, identificar, calcular, semear, plantar, regar, preparar o terreno para as culturas; proteger a vida na terra entre outras aprendizagens que os alunos tiveram oportunidade de adquirir ao longo do ano letivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos tiveram oportunidade fazer compostagem, de observar minhocas e aprender o papel fundamental que as mesmas desempenham no solo, assim como a importância dos polinizadores e a necessidade de os proteger, construindo abrigo para os mesmos, como formas de os atrair para a horta, plantando flores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi construída com arte seguindo um modelo mandala.
Foi colocada tela chão e estilha de madeira com o objetivo de controlar as ervas daninhas e de manter a humidade do solo.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/view/eco-escolafoc/horta-biol%C3%B3gica