Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara (Praia da Vitória)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Agricultura biológica: interesse em conhecer formas de proteger a horta sem utilizar produtos químicos e a importância dos polinizadores.
Arte: o modelo de construção da horta em forma de mandala, com a construção de caixas elevadas e a utilização da estilha de madeira à volta das caixas, para manter o máximo de humidade do solo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Mobilização: É feita a mobilização nos espaços destinados ao cultivo, colocando composto orgânico no solo e misturando para aumentar o nível de nutrientes.
Fertilização: Uso de cinza, borra de café e composto orgânico, sempre que possível, do compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Compostor oferecido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para as cascas de fruta, restos de hortaliças, etc. Entre a camada de verdes (cascas) é coberto por uma camada de castanhos (farelo de serra, folhas secas de árvores, etc)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Pepino+alface+rabanete
Acelgas+couve+mostarda
Tomate+rabanete+pimento+cravo túnico
Courgete+alface+beterraba+calêndula
Á volta da horta foram colocadas as seguintes ervas aromáticas:
- arruda
- alecrim
- orégãos
- lavanda
-sálvia ananás
- erva fita
- néveda
- tomilho
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Cada feira implicou uma série de atividades: colheita dos produtos da horta; seleção dos produtos em condições para colocar na feira; pesagem dos produtos; pesquisa de informação sobre os produtos que iriam ser diponibilizados na feira (propriedades nutricionais e formas de utilização na alimentação); identificação do valor a atribuir a cada produto e contato com a comunidade educativa para venda dos produtos; cálculos envolvendo o dinheiro e registo das vendas efetuadas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Foi colocada tela chão e estilha de madeira com o objetivo de controlar as ervas daninhas e de manter a humidade do solo.
15.1. Link para a página da horta: