Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade: comprámos nos comerciantes da freguesia os materiais necessários para a nossa horta (Terra, Sementes e Plantas).
Nos Alunos: Fomos com os alunos comprar a Terra, as Sementes e as Plantas para depois plantarem e semearem. Os alunos puderam ver a evolução e o crescimento do que se plantou. Esta atividade teve impacto nos alunos que sugeriram oferecer uma planta para o Dia da Mãe.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em relação à manutenção da horta foi feita uma escala para estipular tarefas como:
- A rega
- Cortar folhas secas
- Apanhar Coentros e Salsa
- Ver o crescimento dos morangos e dos tomates

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a nossa horta é vertical feita com estruturas de paletes o solo foi todo feito com terra nova.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Morangueiros
- Tomateiros
- Salsa
- Coentros
- Orégãos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Morangos - 500 gr
Tomates - em crescimento
Orégãos - em crescimento
Salsa - 700 gr
Coentros - 700 gr

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A Salsa e os Coentros foram utilizados na confecção dos almoços das crianças da nossa escola.
Os morangos foram sobremesa das crianças de uma sala.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelas pessoas que ficaram responsáveis por essa área. A horta é regada duas vezes por dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação. Não foram encontradas pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de sopas e outros pratos. As nossas cozinheiras utilizaram as ervas aromáticas que foram plantadas na nossa horta. Algumas crianças que fazem a recolha da salsa e dos coentros perceberam a utilização dos mesmos na confecção das refeições.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta. Foi organizado por grupos conversas temáticas junto à horta. Abordaram-se temas como a biodiversidade, a reciclagem, a importância de hortas biológicas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aperfeiçoou-se o trabalho de equipa, através deste trabalho de criação da horta vertical as crianças perceberam que as plantas necessitam de cuidados, tendo que haver um trabalho diário e de equipa com responsabilidade.

15.1. Link para a página da horta: