Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe à algum tempo, no entanto, nem sempre esteve ativa.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas das sementes e plantas são fornecidas pela família de alguns alunos.
Todos os saberes aprendidos são levados para casa pelos alunos que, mais tarde, efetuam feedback.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A manutenção da horta também é assegurada por dois engenheiros agrónomos da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, no âmbito do projeto Bio Região.
Eles vêm regularmente à escola e fazem a explicação de vários assuntos, centrando-se nas vantagens de uma agricultura biológica e consolidação de alguns conteúdos, nomeadamente de Ciências Naturais.
Os alunos são bastante cooperantes e demonstram interesse. Por vezes, são eles que fazem a explicação de técnicas utilizadas na agricultura biológica, partilhando os saberes que adquirem em casa com os seus familiares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos do clube do ambiente. Os mesmos são divididos em grupos com tarefas definidas, que vão rodando de grupo para grupo.
As tarefas são várias: limpeza de ervas, compostagem, rega, sementeira, recolha de lixo seletivo, etc....

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita de forma natural, sem adição de produtos químicos. A limpeza da horta é feita pelos alunos de forma quinzenal.
São usadas ferramentas manuais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem dois compostores no local. Este ano só está a funcionar um deles, onde são colocados os restos das cascas de fruta da sala de professores, bem como as ervas e folhas secas que se recolhem no espaço exterior ao edifício escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta existem ervilhas, couves variadas, batatas, alhos e feijões. Espalhado pelo espaço encontram-se algumas ervas aromáticas (tomiho, salsa, alecrim, manjericão, poejo, hortelã.....).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a horta é bastante pequena, os produtos produzidos não são muitos. A quantificação em Kg nem sempre é possível.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pelos alunos envolvidos e por professores que se mostrem interessados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Normalmente usando espécies que não necessitem de ser regadas na época das aulas.
Aproveitando os dias de chuva.
Os alunos são agrupados, ficando cada grupo encarregue de regar semanalmente as plantas que precisarem. Para o efeito é usado um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Os engenheiros agrónomos fizeram uma aula sobre o assunto e, quinzenalmente, um grupo de alunos vai monitorizando as sementeiras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como já foi referido no ponto cinco, dois engenheiros agrónomos vêm à escola, normalmente de quinze em quinze dia ou de três em três semanas. Os alunos envolvidos participam ativamente nestas aulas, adquirindo saberes, tirando as suas dúvidas ou partilhando experiências próprias, pois muitos deles possuem hortas em casa.
Neste caso, os alunos aprenderam e construíram um "hotel" para insetos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Outra das aulas dadas pelos engenheiros agrónomos teve a ver com a importância de usar inseticidas naturais.
Os alunos aprenderam a fazer um caseiro!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos tiveram uma aula sobre combate de pragas, nomeadamente da vespa asiática.
Aprenderam a fazer uma armadilha artesanal para combate dessa praga.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: