Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Todos os saberes aprendidos são levados para casa pelos alunos que, mais tarde, efetuam feedback.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Eles vêm regularmente à escola e fazem a explicação de vários assuntos, centrando-se nas vantagens de uma agricultura biológica e consolidação de alguns conteúdos, nomeadamente de Ciências Naturais.
Os alunos são bastante cooperantes e demonstram interesse. Por vezes, são eles que fazem a explicação de técnicas utilizadas na agricultura biológica, partilhando os saberes que adquirem em casa com os seus familiares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são várias: limpeza de ervas, compostagem, rega, sementeira, recolha de lixo seletivo, etc....
7. Como é feita a preparação do solo?
São usadas ferramentas manuais.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aproveitando os dias de chuva.
Os alunos são agrupados, ficando cada grupo encarregue de regar semanalmente as plantas que precisarem. Para o efeito é usado um regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Neste caso, os alunos aprenderam e construíram um "hotel" para insetos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos aprenderam a fazer um caseiro!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Aprenderam a fazer uma armadilha artesanal para combate dessa praga.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: