saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há mais de cinco anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
18
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Português, Oferta Complementar/ESA; Conhecimento do Mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
341
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
15
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam indiretamente com a doação de sementes, na realização da experiência da germinação, na dinamização dos diferentes trabalhos a realizar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto causado pela envolvência dos alunos continua a ser muito positivo e surpreendente, no sentido em que estes manifestam sempre interesse pelo conhecimento das tarefas que envolvem o cuidar de uma horta e pelo gosto em preservar o espaço escolar; o nosso recreio proporciona um agradável contacto com a Natureza e, é cada vez mais natural, as crianças e os alunos procurarem os momentos de aprender lá fora, o que possibilita experiências pedagógicas enriquecedoras.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e a repartição de tarefas são distribuídas por todas as turmas da escola, em cronograma semanal/mensal. Cada turma cumpre as tarefas de plantar/semear, mondar e regar, quando se verifica necessário. A colheita e distribuição é realizada pelos alunos, através da realização de um sorteio.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na limpeza e preparação do solo participam, a comunidade educativa, os alunos e professores, nomeadamente a arrancar ervas daninhas (mondar), sachar, ancinhar e fertilização do solo com cinza e borras de café.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Na nossa horta não temos muita quantidade do mesmo produto, mas temos alguma variedade, de forma a proporcionarmos o contacto com diferentes tipos de culturas aos nossos alunos. Alguns produtos ainda não estão prontos para colher, pois ainda estão a crescer! Continuaremos a acompanhar, mesmo depois do ano letivo terminar. A ETI vai colaborar e vamos continuar a trabalhar.
Assim, dos produtos cultivados, até ao momento, apenas foi possível colher:
- ramos de salsa,
- alfaces,
- ramos de alfazema,
- morangos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos colhidos na horta são distribuídos, por sorteio, pelos alunos, que levam para casa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelas turmas, nos períodos do dia de menor calor. A gestão da rega também conta com a colaboração da ETI, que acompanha esses momentos,logo pela manhã.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita através da observação direta e sempre que cada uma das turmas cumpre a sua visita à horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As folhas das alfaces ficaram amarelas e escolhemos adubar com borra de café. As alfaces não cresceram muito e rapidamente começaram a espigar.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A observação das diferentes espécies existentes na horta e no espaço envolvente, que promoveu a possibilidade de exploração, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, da constituição de uma planta completa, proporcionado uma observação faseada de, por exemplo, do aparecimento da flor até ao crescimento do fruto.
Atividade 2:
Descrição:
A participação no Desafio "Herbário da Horta" que envolveu a turma do 3ºC (20 alunos), promoveu várias visitas à horta e espaço envolvente para observação e seleção das espécies a incluir no trabalho. Após a seleção, a colheita, e pesquisa com recurso aos tablets sobre as características das espécias escolhidas. Este trabalho facilitou o trabalho do conteúdo de Estudo do Meio, sobre as plantas. Os alunos construíram o seu conhecimento a partir do aprender a observar, selecionar, comparar, pesquisar e registar.
A elaboração do Herbário também envolveu a reutilização de folhas de papel de parede de amostras doadas por uma empresa local.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta e o espaço envolvente permite a realização de atividades diversificadas e livres, promovendo a aprendizagem "lá fora". Realização de jogos de equipa, como por exemplo o Peddy Paper, envolvendo questões relacionadas com a horta.
15.1. Link para a página da horta:
https://padlet.com/malvarosaeb/horta-bio-na-escola-herb-rio-y4ewq23tevsl8qch