saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há dois anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Português e Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos:
29
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Durante os períodos de interrupções letivas e durante as férias de verão tratam da horta, acompanhados dos pais, colhem os produtos e levam para as suas habitações para consumirem.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos participam ativamente e entusiasticamente nas atividades implementadas e levam essa dinâmica para as suas próprias casas.
Os pais sentem-se orgulhosos com as atividades dinamizadas pela escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos em sistema de rotatividade tratam da limpeza do espaço, da rega, da compostagem e na altura das plantações e/ou sementeiras todos participam.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os adultos cavam a terra e as crianças colocam o composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita diariamente na cantina, após o almoço, onde é efetuada a separação dos alimentos e o aproveitamento de alguns produtos que são colocados num balde e depositados no composto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Em janeiro temos couve galega, alfaces e morangos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Inferior a 5 Kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns produtos são consumidos na escola e nas interrupções letivas os encarregados de educação levam para as suas habitações para consumo próprio.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha é feita num recipiente grande , os alunos, antes de regressarem às suas casas, no final do dia, com um balde pequeno retiram a água e regam a horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
1 - A feira de outono realiza-se uma vez por ano na escola com a colaboração e participação dos pais/Encarregados de Educação que fornecem produtos hortícolas, doces e outros materiais diversificados. A organização é da responsabilidade das professoras, assistentes operacionais e alunos, que durante a feira vendem os produtos a toda a comunidade. Os alunos ficam muito animados e participam ativamente em todas as tarefas.
Atividade 2:
Descrição:
2 - Sempre que fazemos as plantações e sementeiras as nossas aulas de Estudo do Meio passam para o exterior (outubro e março). As professoras descrevem os produtos e falam sobre a importância dos mesmos para a nossa alimentação. Também são apresentados vídeos relacionados com as temáticas. Os alunos registam nos cadernos diários a informação.
Atividade 3:
Descrição:
Este ano participámos nos seguintes concursos: "Heróis da Fruta", "Lanchinho Booom", "Fast Heroes", "Árvore Amarela" (Natal), "Muros com vida" e "Poster Eco-Código".
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
Não temos um link para a página da horta, mas divulgamos as nossas atividades no Jornal do Agrupamento.