Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Salgueiros (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

6m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação Cívica (interdisciplinaridade), Estudo do Meio , Português, Matemática ,Expressões Artísticas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família participa ativamente em várias tarefas que vão desde o fornecimento de terra à oferta de plantas, sementes, aquisição de vedação em madeira e partilha e troca de saberes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Maior conhecimento do mundo físico e natural;
-Mudança nas praticas alimentares - aumento do consumo de legumes;
- Maior empatia e respeito pelo Meio Ambiente.
- Maior responsabilidade (no cumprimento das tarefas que lhe são atribuídas na manutenção da horta).
- Aprendizagens relativas ao cultivo da terra e às fases de crescimento e desenvolvimento das plantas.
- Aprendizagens significativas, relacionadas com a disciplina de estudo do meio "Seres vivos" - animais e plantas;
- Trabalho cooperativo e colaborativo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante a hora eco-escolas, os alunos fazem a manutenção/rega da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado e colocou-se algum estrume de cavalo. Uma vez que se trata de uma horta de pequenas dimensões, a limpeza é feita manualmente e com recurso a sachos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas foram: alfaces, ervilha, curgete, brócolos, cebola e couve galega.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de uma dúzia de produtos por espécie. As restantes culturas ainda se encontram em fase de crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo no Estabelecimento (almoço) e envio para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Duas a três vezes por semana o grupo de crianças rega a horta com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Após a colheita das alfaces e dos estas foram lavadas e servidas aos alunos na hora do almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: