Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola Profissional de Felgueiras (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A partir da identificação de uma realidade existente de produção de resíduos alimentares na escola, comum a uma qualquer comunidade educativa, pretendemos redefinir uma estratégia de Aproveitamentos de material Orgânico e criar na escola uma dinâmica de Recondução de toda esta matéria sobrante de modo a incrementar e potenciar procedimentos com vista a uma maior sustentabilidade ambiental na escola.
Sensibilização para alteração dos hábitos de consumo; aproveitamento de desperdício orgânicos dos locais de alimentação; produção biológica sustentável de produtos hortícolas; criação de hábitos de alimentação saudável; promoção da economia circular e economia de proximidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A escolha e preferência dos produtos alimentares a pensar mais nos seus nutrientes e menos no seu aspeto, constitui também um ângulo de observação e implementação com vista a práticas saudáveis e sustentáveis de comprar e comer.
É a pensar em estilos de consumo futuros e em opções sustentáveis na relação com os alimentos que esta iniciativa promove um maior conhecimento e sensibilidade alimentar. É sobre o que devemos comer e como adquirir o que comemos que apresentamos este projeto.
É a pensar para hoje e para amanhã, na escola e na família, na comunidade e na sociedade de que todos fazemos parte.
Os alunos vão ser os principais intervenientes neste projeto….
Numa 1ª fase os alunos e professores de apoio vão preparar o solo, espalhar estrumes naturais do Compostor.
Numa 2ªfase são selecionadas as plantas e os terrenos a ocupar, tendo em conta aspetos como humidade e exposição solar.
Haverá uma 3ª fase para enriquecer / fertilizar o cultivo.
Numa 4º fase e presente em grande parte do processo procede-se à manutenção da horta Escolar.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
No sentido de contribuir de forma prática ao incentivo de uma alimentação Saudável, o projeto culmina com um aproveitamento dos produtos da horta da escola para a confeção de uma sopa que incluirá apenas produtos sem qualquer recurso sintético ou químico. Esta Sopa irá ser confecionada de forma participada pela comunidade educativa e pretende-se que seja o prato principal de uma jornada de convívio e de Sensibilização para a importância de uma Alimentação Saudável.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: