Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Português; Matemática; Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

53

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudam na manutenção da horta e contribuem com sementes e plantas. Sempre que solicitado um familiar vem até à escola para ajudar na horta e esclarecer algumas dúvidas quanto a procedimentos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta promove o contacto com a Natureza; interesse por uma alimentação saudável; exploração de conteúdos pedagógicos transversais a diversas áreas curriculares; trabalho em equipa, respeito e valorização do trabalho dos outros, partilha de conhecimentos. Os alunos aprendem de uma forma mais atrativa, criativa, significativa e diferente do que é aprendido dentro da sala de aula.
Contribui, em grande parte, para trazer as famílias até ao espaço escolar, leva a uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Também se incentiva as famílias para que reduzam a utilização de produtos tóxicos na produção de alimentos, trazendo benefícios para a sua saúde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas estão envolvidas, embora os alunos mais velhos (4.º ano) executem mais tarefas na horta e tenham a missão de acompanhar os alunos mais novos. Formaram-se grupos e vão à vez realizar as tarefas. Antes da ida para a horta as tarefas a realizar são organizadas e no regresso às salas fazem o registo dos trabalhos realizados no "Diário da Horta".


7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho de preparação, limpeza e manutenção da horta é realizado em equipas: Assistentes Operacionais, alunos, professoras e encarregados de educação.
No início foi realizada a limpeza, remoção de ervas daninhas e depois seguiu-se a etapa de revirar a terra, isto é, trazer o conteúdo que estava embaixo para cima e vice verso. Neste processo utilizou-se composto produzido no compostor da escola, pois melhora a qualidade do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, aparas de legumes, folhas secas, borras de café, cascas de ovos esmagadas, flores, palha e erva seca, pequenos ramos, cascas de batata, guardanapos e outros papéis não plastificados - materiais trazidos pelos alunos e professoras e o que se aproveita na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantas existentes na horta: salsa; coentros; hortelã, tomate, morangos, cenouras, alface, milho, batatas, framboeseiras, ervilhas, cebolo, alho, alho francês, couves.
Consociações: milho e feijão; cebola, alface, tomate; cenoura, ervilha, alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano a horta produziu mais e melhor. Para isso contribuiu a experiência do ano anterior.
É difícil sabermos as quantidades de cada produto, pois vai-se colhendo conforme vai amadurecendo.
Por isso, é apenas um valor aproximado: batatas (10kg); morangos (2,5 kg), alfaces (2 kg), cenouras (150g), couve coração – 4, feijão verde 1kg, cebolas 1kg, ervilhas 2,5kg, alho 1,200 kg, 4 ramos da salsa e 2 de coentros.
É de salientar que ainda não se realizou toda a colheita quer de produtos acima referidos quer de outros: beterraba, manjericão, meloas, milho, tomate.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo dos alunos na escola ou distribuição para levarem para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uso do regador, sempre no início da manhã e lentamente. Verificação: se a terra está húmida não necessita de rega, se está seca significa que é necessário regar.
Enquanto houver é usada a água da chuva recolhida.
Também são retiradas as ervas dos canteiros, evitando que estas consumam água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização das pragas é feita sempre que os alunos se encontram na horta e se houver necessidade de intervenção são utilizados processos caseiros

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas. Foram utilizadas borras de café e uma mistura de vinagre com água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O contato com a horta era feito diariamente, exceto em dias de chuva ou interrupção letiva. Na interrupção letiva iam os alunos que ficavam no prolongamento acompanhados de uma funcionária designada para esta função.
Os alunos fizeram o diário da horta. Eles observaram, registaram e fizeram os trabalhos necessários na horta (preparação do terreno, sementeiras, plantações, regas, monda, colheita). Com estas tarefas ficaram a conhecer melhor os alimentos.
Os alunos realizaram pesquisas, debates e aprendizagens sobre questões ambientais e alimentares.
A horta também se destacou pela importância do trabalho coletivo, a organização dos alunos em equipas para a execução das atividades na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Dia Eco-escolas/Dia do Ambiente - exposição e almoço/convívio.

Houve o convívio entre pais e comunidade escolar no dia Eco-escolas.
Chegada a hora do almoço os alunos rececionaram e conduziram os seus pais pelo espaço escolar para observarem todo o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Eco-escolas. De seguida os alunos cantaram uma canção alusiva ao ambiente e sensibilizaram os seus pais para a importância da conservação/recuperação de ecossistemas e proteção e preservação do meio ambiente. De seguida realizou-se o almoço/lanche que a escola preparou usando muitos dos produtos criados na horta escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta bio continua a ser uma das atividades mais relevantes na nossa escola. Ela já é uma referência e é das atividades que os alunos mais apreciam. Eles adoram ir para a horta e fazer todo o tipo de trabalhos necessários.
Este ano participámos no concurso "Escola Amiga da Criança" com o projeto da horta.

15.1. Link para a página da horta: