Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos há alguns anos com o projeto "Avós e netos criam uma Horta na Escola"

2. Área aproximada da horta (m²):

Muito pequena, aproximadamente 10 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EM, Português e Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

58

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O entusiasmo dos alunos sempre que vamos para a horta. Mostram-se mais cuidadosos com a separação dos resíduos que são colocados nos compostores. Identificam nos pratos, ao almoço no refeitório, alimentos semeados/plantados na horta. Fazem observações sempre que em casa consumiram hortícolas que plantaram (ex. cenouras, couves, alfaces...) "Hoje a mãe fez salada de alface e eu disse que tinha na escola".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas vão fazendo a sua manutenção em sistema rotativo: Uns regam, outros cuidam das ervas que vão aparecendo; outros vão verificando a evolução do crescimento e referindo mudanças.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi limpo de ervas que se instalaram do ano anterior, e cavado à enxada pelos funcionários para remexer e soltar a terra. Depois da terra solta os alunos orientados pelos adultos (professores e funcionários) retiraram o fertilizante natural resultante da compostagem, espalharam na terra e revolveram do novo.
Depois de alguns dias de repouso dividiram a pequena extensão de terreno a cultivar, em pequenos talhões para plantar hortícolas que trouxeram de casa: couve, cebolo, batatas, alface, tomates e pimentos e semear salsa, rabanetes, cenouras, abóbora e feijão.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos orgânicos recolhidos no refeitório, casca dos frutos dos seus lanches, folhas secas que caem das várias árvores que temos no recreio, palha seca que trazem de casa. De vez em quando é colocada água da chuva, que sempre que conseguimos, recolhemos em baldes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas sazonais à base de legumes, hortaliça, batatas e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No conjunto entre legumes, batatas e hortaliça a quantidade é pouco significativa se chegar a 6 kg no total já consideramos um sucesso.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumidos na hora pelos alunos em saladas e/ou sopa confecionados no refeitório em dias temáticos: como por exemplo dias dedicados a alimentação e hábitos de vida saudáveis, dia da criança, atividades de final de período...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água da chuva é feita sempre que chove em pequenos baldes, utilizada para a rega da horta.
Recorremos à água da companhia sempre que não temos outra solução, aí os alunos utilizam pequenos regadores para realizar a tarefa, o que fazem com grande entusiasmo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente, pequenos grupos de alunos vão espreitar e verificar se tudo se encontra em ordem ou se verificam alguma anomalia.
Dada a reduzida dimensão da nossa horta o único problema são os caracóis e as lemas, mesmo assim muito raramente
Quando tal acontece os alunos recolhem-nos com cuidado e colocam-nos em campos não cultivados existentes junto à escola

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: