Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia vegetal, biotecnologia farmacêutica, biologia geral,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste caso, como se trata de uma instituição superior, as familias só estão envolvidas indiretamente, quando os alunos levam para sua casa alguns produtos da horta como os tomates ou os milhos que colheram.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e a familia ficam muito contentes com os produtos resultantes. Os alunos conseguem ver a ligação entre o trabalho feito no interior do laboratório como a escolha e análise das sementes com o surgir da germinação e do legume ou fruto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma equipa, a brigada da horta que toma conta da horta durante os dias de semana. Rega e faz a manutenção. Ao fim de semana, são as medicas do hospital Veternário de serviço que regam a horta e as senhoras da manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Utiliza-se terra biológica sem qualquer aditivo, todos os anos se faz renovação da terra. Não se utiliza fertilizantes artificiais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos a iniciar o processo com os residuos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos aromáticas com alguns vegetais como tomate, feijão e milho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda produzimos muito pouco. Neste momento serve para investigação dentro de algumas unidades curriculares.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levam para casa para consumo próprio e outras plantas são analisadas em aulas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento temos àgua canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização de insectos e fungos é feita todos os meses.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Gatos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sessão de compostagem junto à horta para formação e informação da equipa de trabalho sobre o processo.

Aulas com diversos professores de diversas cadeiras, promovendo actividades com os alunos na recolha das sementes e o seu estudo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A recolha das plantas principalmente aromáticas para fazer extratos naturais nas aulas de biotecnologia farmacêutica.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: