Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2020/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50 m 2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Cidadania e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

165

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Frequentemente com a doação de sementes/plantas. Os pais juntaram-se e construiram uma estufa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A criação de uma horta pode ter impactos significativos na comunidade e nos alunos, trazendo uma série de benefícios , por exemplo ao nível da educação ambiental: A horta proporciona uma oportunidade prática de aprendizagem, permitindo que os alunos aprendam sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da agricultura sustentável, a conservação do solo e da água, e a importância da biodiversidade. Eles podem aprender conceitos de ciências, biologia, química e matemática de uma forma prática e envolvente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

através de um escalonamento por turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do solo: A limpeza do solo envolve a remoção manual com ferramentas dos detritos, das ervas daninhas...

Mobilização do solo: A mobilização do solo é realizada com ferramentas para arar o solo.

Fertilização do solo: A fertilização do solo é feita com composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resto de fruta e folhas de árvores

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenouras, morangos, alfaces, tomates, alho-francês, árvore do maracujá...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não se aplica

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Não se aplica...como não dá em grande quantidade, é dada uma pequena amostra de alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de um escalonamento por turmas

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

infelizmente não se conseguiu combater a praga, que ocorreu na interrupção letiva, não havendo forma de atuar. A horta encontra-se neste momento em manutenção.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: