Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância de Aldeia Grande (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos!

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 30!

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

*Alguns Familiares participaram na plantação e manutenção da mesma aquando da "Semana do Dia do Pai/Avô!"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

*Partilha de fotos com o registo das atividades realizadas na mesma, enviadas quinzenalmente!
*Partilha de alimentos/vegetais recolhidos da mesma, sempre que estes existam em número suficiente para a fazer!

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

*A confeção de saladas, lanches, sumos e batidos com os vegetais e legumes recolhidos da mesma, realizada em contexto de Jardim de Infância!
*Aquando das partilhas com o Lar com os vegetais e legumes recolhidos, as Famílias também usufruem em conjunto com as Crianças, desta partilha, confecionando em nos Lares estes alimentos saudáveis e nutritivos!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

*A manutenção da "Nossa Hortinha" é diária e com a participação rotativa das Crianças do Grupo, sendo feita em grupos de 4/5 Crianças por dia!
*Com o apoio de um adulto é feita a observação diária da horta com este grupo de Crianças, Refletem sobre o desenvolvimento das plantas da mesma, e sobre quais os alimentos que podem ser recolhidos para a confeção de refeições, em cada um desses dias. Entretanto, revolvem a terra junto de cada uma das plantas e regam a horta (caso se conclua que é necessário realizar a mesma), com o aproveitamento de água realizado na Escolinha aquando da lavagem das plantas recolhidas, da lavagem das mãos na nossa cozinha e do aproveitamento da água da chuva.

7. Como é feita a preparação do solo?

*Com o apoio de um adulto, as Crianças revolvem a terra no dia-a-dia junto ao caule das plantas da "Nossa Hortinha" e retiram as ervas daninhas em excesso, caso existam! O "adubo" dos animais, ainda existente e suficiente, é remexido e colocado junto aos caules das plantas que estão em crescimento!

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeámos sementes de salsa, coentros e de cenouras. Apenas germinaram alguns ramos de salsa e duas ou três cenouras que não cresceram muito!
*Plantámos 3/4 grupos de tomates, brócolos, alhos francês, beterrabas, cenouras, cebolas e alfaces. Das alfaces só duas foram colhidas com sucesso para as nossas saladas à hora do almoço. Os alhos e cebolas foram colhidos com sucesso (apesar de não terem crescido muito), e partilhadas com as Crianças para confecionarem no Lar!
*Os tomates, as beterrabas, os brócolos cresceram imenso e em número elevado, sendo confecionados vários vezes no nosso Jardim de Infância ao longo do ano letivo em: saladas e acompanhamentos das refeições!
*As cenouras foram recolhidas duas ou três vezes e fizeram parte dos nossos lanches!
*Todas estas plantas apresentaram-se como sendo fresquinhas e verdes, saborosas, nutritivas e coloriram as nossas refeições ao longo do ano letivo!

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

* Não realizámos a pesagem dos produtos, mas foram várias e frequentes as refeições confecionadas nas quais integrámos os mesmos, ao longo do ano letivo! O Tomate foi o alimento recolhido em maior número e com maior frequência!

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

*A utilizar no nosso Jardim de Infância, aquando da confeção de saladas, acompanhamentos para as refeições e lanches, e para partilhar com as Famílias das Crianças!

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É realizada com supervisão diária, e pelo menos três vezes por semana pelo Grupo de Crianças e com o acompanhamento de um adulto, e sempre que acharem que é necessário irrigar a Horta!
Fazemos o reaproveitamento de água (de lavar as mãos no Terraço/lava loiça, de lavar os vegetais e legumes...)!

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente espreitamos e observamos as folhas das plantas, verificando se existe algo de errado nas mesmas, ou algum bicharoco que possa roer as folhas!

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

*Foram realizadas pelo menos duas refeições com o acompanhamento de brócolos que confecionámos na nossa Escolinha!
Os mesmos foram colhidos, lavados pelas Crianças e com o apoio de um adulto foram cortados e cozidos!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

*Foram realizadas várias vezes, saladas com tomate e duas vezes, com tomate e alface!
As mesmas foram confecionadas pelas próprias Crianças, sendo os vegetais colhidos e lavados pelas próprias Crianças! Os tomates forma cortados com o apoio de um adulto!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

*Foram realizados dois ou três lanches com o acompanhamento de tomates mais pequeninos e cenouras em palitos!
*Os legumes foram lavados e confecionados pelas próprias Crianças para o lanche, e as cenouras cortadas em palitos com o apoio de um adulto!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

*Em pequenos grupos e ao longo do ano letivo, as Crianças participaram com prazer, empenho e dedicação na manutenção da "Nossa Hortinha", confecionando e partilhando refeições saborosas, nutritivas e saudáveis com os alimentos recolhidos com as suas próprias Mãozinhas, da mesma!

15.1. Link para a página da horta:

Emails enviados e partilhados com as Famílias das Crianças, com as fotos da mesma e respetivos alimentos recolhidos da mesma, e das refeições elaboradas e partilhadas em contexto de Jardim de Infância!