Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Jardim de Infância de Aldeia Grande (Torres Vedras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
*Partilha de alimentos/vegetais recolhidos da mesma, sempre que estes existam em número suficiente para a fazer!
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
*Aquando das partilhas com o Lar com os vegetais e legumes recolhidos, as Famílias também usufruem em conjunto com as Crianças, desta partilha, confecionando em nos Lares estes alimentos saudáveis e nutritivos!
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
*Com o apoio de um adulto é feita a observação diária da horta com este grupo de Crianças, Refletem sobre o desenvolvimento das plantas da mesma, e sobre quais os alimentos que podem ser recolhidos para a confeção de refeições, em cada um desses dias. Entretanto, revolvem a terra junto de cada uma das plantas e regam a horta (caso se conclua que é necessário realizar a mesma), com o aproveitamento de água realizado na Escolinha aquando da lavagem das plantas recolhidas, da lavagem das mãos na nossa cozinha e do aproveitamento da água da chuva.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
*Plantámos 3/4 grupos de tomates, brócolos, alhos francês, beterrabas, cenouras, cebolas e alfaces. Das alfaces só duas foram colhidas com sucesso para as nossas saladas à hora do almoço. Os alhos e cebolas foram colhidos com sucesso (apesar de não terem crescido muito), e partilhadas com as Crianças para confecionarem no Lar!
*Os tomates, as beterrabas, os brócolos cresceram imenso e em número elevado, sendo confecionados vários vezes no nosso Jardim de Infância ao longo do ano letivo em: saladas e acompanhamentos das refeições!
*As cenouras foram recolhidas duas ou três vezes e fizeram parte dos nossos lanches!
*Todas estas plantas apresentaram-se como sendo fresquinhas e verdes, saborosas, nutritivas e coloriram as nossas refeições ao longo do ano letivo!
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Fazemos o reaproveitamento de água (de lavar as mãos no Terraço/lava loiça, de lavar os vegetais e legumes...)!
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os mesmos foram colhidos, lavados pelas Crianças e com o apoio de um adulto foram cortados e cozidos!
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
As mesmas foram confecionadas pelas próprias Crianças, sendo os vegetais colhidos e lavados pelas próprias Crianças! Os tomates forma cortados com o apoio de um adulto!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
*Os legumes foram lavados e confecionados pelas próprias Crianças para o lanche, e as cenouras cortadas em palitos com o apoio de um adulto!
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: