Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Nº 1 de Lordelo (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo 2022/2023

2. Área aproximada da horta (m²):

< de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

115

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias dirigem-se à escola 1 vez por semana para trabalhos/manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os aluno tem a rotina de todos os dias irem à horta ver as suas plantações. Levam os restos de fruta para o compostor e adoram conversar sobre a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por salas do pré escolar. Cada sala trata do seu espaço da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cada sala trata da mobilização e plantação do seu espaço e limpa de acordo com a suas necessidades.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta e folhas do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, couves, cenouras, morangos, pimentos, alface,corgetes, pepinos, beterraba,batata doce e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

É para consumo das crianças na preparação das refeições escolares.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o aproveitamento da água da chuva que está em balsas grandes e depois enche-se baldes e rega-se as culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho no feijão e foi combatida com cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: